A Google lançou uma versão redesenhada da página “A minha conta”, que permite controlar, de forma mais eficaz, os dados que partilhamos com a empresa e com os outros.

No blogue oficial da Google, Guemmy Kim — do Controlo de Contas e Gerenciamento de Configurações de Produtos da multinacional — justifica esta decisão com um estudo publicado recentemente pelo Pew Research Center: “93% das pessoas acham importante ter controlo sobre o acesso aos seus dados pessoais e 90% preocupam-se com o tipo de informação recolhida sobre elas. Mas só 9% sentem que têm ‘muito’ controlo sobre isso.

Entre as funcionalidades da nova página destacam-se os assistentes “Verificação de segurança” e “Verificação da privacidade”. No primeiro, o utilizador é guiado passo-a-passo por todas as definições de segurança da conta como, por exemplo, verificar quais os dispositivos ligados ou quais as permissões dadas a aplicações e indicar, através de um botão, se existe algo suspeito ou alguma atividade não autorizada. Com o segundo assistente é possível escolher quais os dados pessoais partilhados com outras pessoas, controlar o histórico de pesquisas ou de localizações e gerir as definições de anúncios.

De acordo com o The Daily Dot, a nova página também exibe as informações que os serviços da Google recolhem sobre a atividade da conta. Além disso, fornece o contexto sobre como elas são usadas, para que seja o utilizador a decidir se autoriza ou não a recolha de dados nesse âmbito.

Mas há uma moeda de troca por tudo isto. Quantos menos dados fornecer à empresa, menos conveniente se torna a experiência em torno dos produtos oferecidos pela Google. Dito de outra forma, sacrifica-se privacidade por conveniência.

O estudo citado por Guemmy Kim afirma que “70% das pessoas afirmam que têm pouca confiança que os registos mantidos pelos motores de busca, redes sociais e sites de partilha de vídeo permanecerão privados e seguros”. Assim, a nova versão da página “A minha conta” vai ao encontro das três categorias, já que permite alterar as definições do motor de busca Google, da rede social Google+ e do Youtube.

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