Literatura Infantil

Lenda da Praia da Rocha contada num livro para crianças

479

Com a época de romaria ao Algarve a começar, nada como levar na mala o novo livro de Catarina Sobral, "A Sereia e os Gigantes", o primeiro publicado depois do Prémio Internacional da Feira de Bolonha.

De um lado da história está o mar, do outro a montanha, ambos a tentarem impressionar uma sereia por quem estão apaixonados.

© Catarina Sobral

A pequena sereia que chegou às livrarias portuguesas não deve nada à Disney mas sim ao imaginário nacional. A Sereia e os Gigantes, novo livro de uma das mais talentosas autoras de literatura infantil, Catarina Sobral, é inspirado na antiga lenda da Praia da Rocha, no Algarve, tal como narrada na coletânea Lendas Portuguesas, de 1988.

Na verdade, quem abrir as páginas coloridas deste volume vai encontrar algumas diferenças em relação à história que continua a ser contada por pescadores e guias turísticos, uma vez que a ilustradora deu o seu próprio cunho ao triângulo amoroso onde o mar e a montanha, feitos gigantes erguidos por lápis de cera, tentam conquistar uma sereia.

SereiaGigantes_pp1

© Catarina Sobral

“Na lenda original quem disputa o amor da sereia são um pescador e um serrano, mas eu achei que era mais giro ter personagens abstratas, até para explicar porque é que há tantas rochas na Praia da Rocha”, diz Catarina Sobral ao Observador. A autora criou este livro depois de vencer o Prémio Internacional de Ilustração da Feira do Livro de Bolonha, em 2014, um dos mais importantes galardões da literatura para crianças, e por isso mesmo ele foi originalmente publicado pelas SM Ediciones com o título La Sirena y los Gigantes Enamorados.

“Eles gostam de ter histórias relacionadas com os países vencedores e encaminharam-me nesse sentido”, diz a autora, que foi pesquisar lendas nacionais e se rendeu à da praia onde passou vários verões quando ia de férias para o Algarve.

SereiaGigantes_pp4

© Catarina Sobral

Por vezes seguindo o mesmo esquema de páginas opostas do premiado O Meu Avô, o livro divide-se como a própria sereia: metade terra, metade mar, de um lado pássaros, árvores, folhas e flores, do outro peixes, ondas, corais e navios, na luta dos gigantes para impressionar.

Para quem quiser saber quem ganha o coração da sereia enquanto espera por um autógrafo personalizado, é marcar na agenda: a obra é lançada na Feira do Livro de Lisboa a 13 de junho, às 16h00, com a presença da autora.

ASereia_CPweb

Nome: A Sereia e os Gigantes
Autora: Catarina Sobral
Editora: Orfeu Negro
Preço: 13,50€

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: adferreira@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)