267kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Global Shapers

Global Shapers

É hora de mudar os sistemas, não as mulheres

Já não existe espaço para o argumento do “desconhecimento”, não há falta de mulheres com talento em liderança na saúde. A desigualdade de género é sistémica e não muda sem uma ação deliberada.
Global Shapers

Para liderar o futuro, precisamos falhar hoje

Este momento histórico pede-nos que tomemos decisões que sabemos serem incómodas e que vão ser rotuladas como derrotas, mas que nos levarão a uma muito melhor forma de viver.
Global Shapers

Lisboa, não sejas francesa

187
Se Lisboa está na moda, é porque tem uma identidade forte e isso tem de ser preservado.
Global Shapers

Lisboa: Capital Europeia de quê?

Em 2021, em Lisboa, não existe um vereador do Desporto. Como é possível que numa cidade, nomeada com a pompa e circunstância do costume Capital Europeia do Desporto, não exista um vereador?
Global Shapers

A face oculta do empreendedorismo

O truque, dizem, está em pensarmos nos empreendedores como atletas de alta competição. Têm que ser altamente disciplinados, fazer desporto, meditação, saber descansar e ser mestres em gestão emocional.
Global Shapers

Uma carta à tristeza

És provavelmente um dos sentimentos mais desprezados por todos, mas hoje quero-te dizer que estranhamente e contra todas as minhas expectativas, comecei a ver algo de reconfortante em ti.
Global Shapers

Boas lições dos tempos das caravelas

Numa altura em que frequentemente nos tenho visto e lido algo envergonhados com o nosso passado, junto-me aos que apelam à necessária reconciliação e bom senso.
Global Shapers

O futuro da democracia está nos jovens

É da “reconciliação” dos mais jovens com as instituições democráticas e as autoridades políticas que dependerá, em muito, o presente e o futuro da democracia tal como a conhecemos.
Global Shapers

Um grão de prevenção vale ouro de reação

A genética tem o potencial de melhorar a eficiência, acessibilidade, sustentabilidade e resiliência dos sistemas de saúde.
Global Shapers

Virtude capital

Da esquerda revolucionária à direita conservadora, está disseminada a ideia de que a criação de riqueza ou o investimento não contêm valor intrínseco nem aportam mérito individual ou para a sociedade.
Global Shapers

Mais mulheres para uma transição justa  

A crise multifacetada trazida pela Covid-19 aprofundou ainda mais as desigualdades de género existentes e a situação de vulnerabilidade das mulheres em muitos países. 
Global Shapers

Design inclusivo

O envolvimento das pessoas na construção/reabilitação das suas casas é um fator determinante no sucesso de qualquer processo de intervenção e requalificação.
Global Shapers

Um recomeço tecnológico para Portugal

Deve preocupar-nos a utilização de recursos e incentivos previstos para a área de capital de risco de forma incoerente e incongruente, pois põe em causa o valor desta indústria emergente em Portugal.
Global Shapers

A A(R)gilidade do Estado

Mais do que nunca, haver rapidez na resposta dos serviços do Estado é importante! No entanto, a pandemia veio criar o inverso, ou seja, tornou o Estado mais lento, distante e difícil de alcançar.
Global Shapers

Plano de Desconfinamento dos Afetos

Precisamos urgentemente de um plano de desconfinamento dos afetos tanto quanto de um plano de desconfinamento. Esta necessidade tem-se tornado cada vez mais premente em certas camadas da sociedade.
Global Shapers

Sistema Nacional de Saúde: keep it simple (stupid)

195
Mas… a verdade é que esta urgência em mudar, passada a pandemia, vai ser mais uma vez esquecida. Quem tem “voz” não usa o SNS. Ou pelo menos, não o usa sem favores.
Global Shapers

E se a melhor amiga da natureza fosse a cultura?

O que será preciso para que, em Portugal, pessoas como tu e eu sintam um orgulho tão grande do nosso património natural que nos seja impossível ficar indiferentes quando falta vontade de o proteger?
Global Shapers

Os centros históricos de Portugal

Há que olhar para o momento que vivemos com a ambição de mudar alguma coisa. Abandonar a constatação da desgraça, substituindo-a pela ambição de criar um novo paradigma de comércio de proximidade.
Global Shapers

Bazuca para o país, uma fisga para o desporto?

271
Apesar do vazio das ajudas à sustentabilidade do universo desportivo nacional, o desporto português e os seus atores, no meio da agonia, conseguiram reagir e, de novo, elevar o conceito de superação.
Global Shapers

Contrariar o vício urbano

431
O desenvolvimento do Portugal rural é uma necessidade fundamental ao crescimento económico do país e à sua coesão territorial.
Global Shapers

Quando todos falam de bola

122
Partir do princípio que alguém, por ser jogador de futebol, não tem capacidade para dizer o que pensa, além de preconceituoso, é errado e não corresponde à realidade.
Global Shapers

Antirracismo para combater a crise climática

759
Diariamente ouvimos falar de sustentabilidade, não é? Mas já ouviram falar da forte relação da sustentabilidade com o racismo?
Global Shapers

A “balança atlântica” da tecnologia

Portugal precisa de empresas inovadoras. Não podemos perpetuar uma economia focada em indústrias de baixo valor acrescentado, de baixos salários e oferta de serviços barata.
Global Shapers

O Grande Recomeço

Este pode ser um “grande recomeço” também para Portugal, um momento para um debate construtivo de ideias e não uma mera procura de inevitáveis falhas e inconsistências nos planos dos outros.
Global Shapers

Tecno-otimismo

Quais serão as grandes descobertas que estão para vir até ao final do século? Novas partículas subatómicas? Novos materiais? A cura para o envelhecimento?
Global Shapers

Queda anunciada

1060
Portugal vive numa democracia a caminho de uma sociedade socialista, que nos últimos 20 anos foi incapaz de produzir qualquer tipo de crescimento económico e oportunidade para os seus cidadãos.
Global Shapers

Inovação pós-Covid: oportunidade "obrigatória"

Agora, mais do que nunca, vamos precisar de intervenções sociais eficientes, rápidas, com resultados palpáveis e para isso precisamos de medir resultados e recompensar quem está a ser mais eficiente.
Global Shapers

Carta ao meu bebé da pandemia

Para a maior parte do mundo, 2020 será recordado como um ano surreal e assustador, um ano solitário, de uma pandemia global. Para mim, será sempre o ano em que me tornei tua mãe.
Global Shapers

Voltando a falar em heróis e heroínas...

110
Não há palavras suficientes para reconhecer todos os professores e professoras, que estão, neste momento com muito mais esforço, a tentar mudar o mundo, uma criança de cada vez.
Global Shapers

Importação Automóvel vs Estado (II)

O Estado português insiste em resistir e continua a ir contra a União Europeia. Não é de estranhar que o fisco volte a ser confrontado judicialmente e o desfecho volte a ser a favor dos contribuintes.
Global Shapers

A Humanidade sempre teve medo de mulheres que voam

1431
A realidade na Polónia não poderia soar mais a história de terror. Assim como o facto de, ao ritmo atual, a igualdade de género só ser atingida dentro de 99 anos.
Global Shapers

As empresas sociais resistem melhor às crises

163
Não estou a querer dizer que as empresas “não sociais” não resistem às crises. Também não estou a querer dizer que sou contra o lucro. Mas acredito que a motivação não pode ser só essa.
Global Shapers

A escolha é nossa

237
Voltaremos a ser um país que vive de dormidas de estrangeiros, passeios de tuk-tuk e pastéis de nata? É isso que queremos?
Global Shapers

A audácia desta gente... 

As negociações do Orçamento do Estado trazem uma apetecível novidade de uma aparente baixa de impostos. Mas quando a neblina passar, verão que não pagaram nem mais, nem menos um euro do que deviam.
Global Shapers

Dona Maria, já tinha saudades suas!

638
O SNS não precisa de mais planos, de inventar o melhor algoritmo de inteligência artificial do mundo ou de uma revolução que mude a Medicina. Precisa de olhar para dentro e perceber que o “rei vai nu"
Global Shapers

Wealthtech: Portugal precisa de poupança e riqueza

Portugal vive uma situação crónica em termos de índices de poupança, que torna muito difícil criar reservas nas famílias para aguentar choques em períodos de crise. Poderá o wealthtech ajudar?
Global Shapers

Precisamos de menos Gatas Borralheiras

Não basta partilharmos com as nossas meninas as histórias da Bela Adormecida ou da Gata Borralheira. Temos que incluir as histórias de mulheres como Marie Curie ou Carolina Beatriz Ângelo.
Global Shapers

Quando os ideais caem

Tudo começa com um trigger, um gatilho, algo que uma pessoa diz ou faz, alguma mudança numa situação que considerámos imutável lançando-nos num profundo sentimento de confusão, frustração, até raiva.
Global Shapers

Empatia e moderação: não é fácil, mas é preciso

167
É muito mais fácil ver o mundo a preto e branco. A complexidade é uma coisa para a qual deixámos de ter tempo. Já nada é complicado, tudo tem uma resposta imediata, absoluta e simples.
Global Shapers

A vida humana tem um preço. Qual é o seu?

A questão fundamental que os nossos decisores terão de resolver vai ser: quanto é que coletivamente estamos dispostos a pagar enquanto sociedade para salvar o maior número de vidas?
Global Shapers

Vale a pena teiMAR!

Há, indubitavelmente, imensa margem de progressão de crescimento no mar, processos a melhorar e a desburocratizar, entre uma miríade de desafios a superar.
Global Shapers

Estarão os hospitais no caminho dos videoclubes?

Ao focarmo-nos numa base sólida de infraestrutura, acesso e partilha de conhecimento, Portugal estará mais apto na adaptação constante à transformação digital em saúde, e de modo sustentável.
Global Shapers

A dimensão social da reabilitação urbana

220
Na preservação do tecido antigo das cidades importa pensar na sua dimensão social, isto é, nos habitantes. A salvaguarda dos bairros históricos não pode ser tratada separadamente dos que neles habitam
Global Shapers

A melhor forma de proteger as vítimas

O nosso sistema prisional deve ser repensado de forma eficiente, eficaz e integrada com o resto da sociedade. Que seja pensado à luz da sociedade moderna e das suas necessidades.
Global Shapers

A normalização do anormal

Um dos fenómenos que é normalizado no âmbito desportivo é a violência física e psicológica a que os seus praticantes são sujeitos. Esta violência, e dentro desta o abuso sexual, ganha terreno.
Global Shapers

O que o surf me ensinou sobre discriminação

1135
Só quem não é surfista é que não tem a noção de que o mar não é igual para todos. Num regulamento que não existe mas que todos conhecem, estão inscritos os poderes dos donos de cada praia.
Global Shapers

Uma pandemia de... empreendedorismo social

254
A crise que estamos a viver criou (e vai continuar a criar) muitos desafios sociais para os quais não estamos preparados. Mais do que nunca, vamos precisar de desenvolver soluções inovadoras.
Global Shapers

Inclusão/diversidade: primeiro passo para inovação

Falar de diversidade é falar de evolução, de temas que achávamos impensáveis debater há uns anos. Falar de inclusão é estar disponível a aceitar pessoas que à partida nos deixam desconfortáveis.
Global Shapers

A Escola faz falta aos jovens e à sociedade!

3042
Os jovens têm saudades dos colegas e querem voltar à vida normal. A escola é essencial não só na recuperação do atraso nas aprendizagens, mas também na promoção da coesão social, sobretudo com a crise
Global Shapers

Os velhos começam guerras, os novos lutam e morrem

203
Decisões estruturais tomadas sem a participação activa das gerações mais jovens estão condenadas ao fracasso. Se há tempo para uma jornada intergeracional de resolução de problemas, esse tempo é hoje.
Global Shapers

Voltaremos...

267
É altura de regressar, sem baixar a guarda, mantendo o foco, protegendo o próximo com pequenos gestos. Mantendo a distância de segurança, pela coisa mais importante no nosso planeta, a humanidade.
Global Shapers

10 anos em 10 semanas: Covid e a transição digital

124
Sem avisos e não distinguindo profissões, era tão difícil explicar a um gestor que trabalho remoto era possível quanto a um professor que tinha de desempenhar as suas funções atrás de um computador.
Global Shapers

Acompanhantes ou o “duelo” entre ética e segurança

300
Onde estão os limites entre a proteção dos outros utentes, e dos próprios profissionais de saúde, e os direitos aos acompanhantes das grávidas? Como resolver esta colisão de direitos humanos?
Global Shapers

Solidariedade, o significado de Europa

123
O futuro da Europa continua nas mãos dos seus cidadãos e em garantir que os nossos representantes têm sempre presente o princípio de solidariedade da declaração de Schuman.
Global Shapers

A pandemia dos outros

305
Tenhamos a humildade de perceber que mesmo vivendo a pandemia em conjunto, cada um vive pandemias diferentes. Deixemos a informação para a imprensa, as decisões aos políticos, a medicina aos médicos.
Global Shapers

Invisíveis

227
A situação atual veio mostrar que, na pirâmide do que é essencial, há um denominador fundamental: as pessoas invisíveis que, pelo seu trabalho, tornam o nosso dia-a-dia possível.
Global Shapers

“Fiquem em casa”. Qual casa?

575
Já está claro para muitas pessoas que esta pandemia é um teste aos serviços de saúde e à capacidade das sociedades se organizarem e protegerem. Mas também é um teste à nossa humanidade e solidariedade
Global Shapers

Choque digital

162
Apesar de muito boas intenções, há ainda em Portugal um défice muito grande de boas práticas de desenvolvimento de produtos digitais, que ficou ainda mais exposta durante as últimas semanas.
Global Shapers

Também isto passará

Tão importante quanto difundirmos imagens das ruas vazias de Itália, é mostrarmos o tecto da Capela Sistina para nos lembrarmos da nossa capacidade quase divina de superar as adversidades.
Global Shapers

É vital apoiar os pequenos negócios

361
Muitos pequenos empreendedores não se podem colocar em lay-off porque não são elegíveis, mas se deixarem de se pagar salário, não podem pedir subsídio de desemprego a não ser que abram falência.
Coronavírus

A importância da empatia para vencer o COVID19

204
Infelizmente, esta onda de racismo, despoletada por esta epidemia, não é novidade. Imigrantes e minorias têm sido, historicamente, considerados responsáveis por epidemias ao longo dos séculos.
Global Shapers

Pandemia COVID-19: prevenir ou reagir?

825
Hoje temos um número de infetados semelhante ao que Espanha tinha há 11 dias. Queremos estar na mesma situação de Espanha no final de Março? Não estará na altura de descermos das "torres de marfim"?
Global Shapers

Dia da Mulher, yoga e autoconhecimento

O ensino de yoga nas escolas tem crescido e muitos estudos já demonstram os seus benefícios não só para a criatividade e autoconsciência dos alunos, mas também para desenvolver compaixão e empatia.
Global Shapers

Importação Automóvel vs Estado

Os automóveis importados pagam, indevidamente, um ISV (imposto sobre veículos) mais elevado do que deviam, o que vai diretamente contra o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia.
Global Shapers

Meios de comunicação mais inclusivos precisam-se!

447
Recai muita responsabilidade num meio de comunicação que não seja inclusivo, e incite sistematicamente ideias machistas, ou fanatismo contra migrantes, refugiados, muçulmanos ou LGBTQ+.
Global Shapers

Precisamos de uma “Reskilling Revolution”

As empresas e os países de maior sucesso no futuro, serão aqueles que consigam fazer a transição dos trabalhadores para a área da tecnologia mais rapidamente e a menor custo.
Global Shapers

Prisões, a detestável solução que não abandonamos

286
Não defendo que devamos abrir mão das prisões, mas defendo que estas devam ser escolas de vida, por oposição às escolas de crime como são normalmente conhecidas.
Global Shapers

Pólo Norte, Economia Sustentável e o Nosso Futuro

As histórias em que nos concentramos determinam a economia e a sociedade que criamos. Então, que histórias queremos contar?
Global Shapers

Davos: A montanha mágica e os seus mitos

105
É imperativo que Portugal, os Portugueses, as empresas, ONGs, governantes e académicos estejam presentes em Davos. Se não estivermos presentes perdemos uma oportunidade única de influenciar e aprender
Global Shapers

Jovens 100 Informação

É preciso fidelizar o consumo jovem de boa informação, de bom material noticioso, e isso só acontecerá se houver representatividade na comunicação social, seja na forma ou no conteúdo.
Global Shapers

2020, o que segue?

247
Porque não são só os atletas que têm de preparar o futuro, e porque o futuro prepara-se assim: abrindo os braços ao desconhecido, inovando e procurando novas oportunidades. Fiquem atentos.
Global Shapers

Importância da voz da inclusão e igualdade em 2020

Num mundo onde tudo é vivido à velocidade da luz, que em 2020 se passe da voz individual à coletiva, com projetos de combate à exclusão dos mais velhos e de igualdade de oportunidades para os jovens.
Global Shapers

100 Oportunidades para acabar com as desculpas

285
100 Oportunidades de pessoas de esquerda e de direita, mas sem vidas partidárias. De homens e de mulheres, das ciências e das artes, de sotaques e gostos e interesses diversos, de imigrantes e de emigrantes
Global Shapers

Despesa pública ainda não é suficientemente baixa

Portugal continua com uma despesa pública 1 ponto percentual acima do nível que seria de esperar dado o seu rendimento e parece ser possível baixá-la em 2.000 milhões de euros mantendo o modelo social
Global Shapers

Chumbar: é na implementação que está a questão!

Para discutir esta medida precisamos de conhecer o seu custo, pressupostos e exequibilidade. Entre a burocracia do sistema educativo e número de pessoas envolvidas, é a na execução que está a questão.
Global Shapers

Tecnologia: o melhor remédio?

Sim, leu bem: um dos maiores estudos cardiológicos de sempre foi promovido pela Apple e pela Universidade de Stanford e analisou como o Apple Watch pode ser usado para detectar um tipo de arritmia.
Global Shapers

E o futuro do trabalho aqui tão longe

232
A tecnologia é vista como o catalizador da mudança e é muitas vezes vista como a solução “chave-na-mão”, mas ela não cria uma nova cultura dentro da empresa, apenas potencia a cultura que já existe.
Global Shapers

Precisamos de um país real

531
A verdadeira riqueza de um país não se mede pelo número de iPhones que se vêem nas ruas, mas sim pelo número de camiões nas auto-estradas, de gruas no horizonte e de cargueiros à entrada dos portos.
Global Shapers

Que nos dizem os números sobre o Portugal Fintech?

Felizmente Portugal continua a ter o mais importante: a iniciativa privada dos fundadores, empresários portugueses com a coragem de desafiar as fronteiras da actual oferta do sector financeiro.
Global Shapers

Biotecnologia: um programa para Portugal? /premium

152
A biotecnologia é um instrumento de alto potencial para gerar valor para a economia nacional. O país pode ambicionar ser um ponto de referência para o desenvolvimento inicial de novos produtos.
Global Shapers

Reinventar rodas, minority report style! /premium

Se compararmos com os nossos congéneres, a grande mudança é confiar. É pararmos de ter uma visão desconfiada dos empreendedores e das empresas, o que tem de se traduzir numa eliminação de burocracias.
Global Shapers

A Arte da Guerra no Mar - Um legado Quinhentista

A “Arte da Guerra do Mar”, de Fernando Oliveira, continua a ser uma obra magistral do pensamento estratégico português, essencial para quem se interessa pela estratégia como ciência de acção.
Global Shapers

Portugal é um país micro

Para as gerações mais novas, a perspectiva de trabalhar toda a vida na mesma empresa (algo que para parte da geração mais velha era o ideal) começa a ser a imagem perfeita do inferno.
Global Shapers

Imigrantes, sejam bem-vindos 

110
Olhar apenas para migrações como estratégia para compensar o envelhecimento da população não é razoável mas é uma parte importante da solução e representa oportunidades óbvias que devemos explorar.
Global Shapers

Empreendedora e investidor entram num bar e...

112
Há uma gigantesca discrepância entre a percentagem de empresas fundadas exclusivamente por mulheres e a percentagem irrisória do investimento em capital de risco que elas conseguem captar.
Global Shapers

Contra a cultura de body-shaming

Todos temos de lutar ativamente contra o body-shaming. Precisamos de diversidade nos exemplos que nos rodeiam. E todos precisamos de uma relação mais saudável com os nossos corpos e com a nossa imagem
Global Shapers

Criar impacto é um excelente investimento

As empresas do futuro são as que integram o impacto social e ambiental no seu negócio. Esse futuro é hoje e quem não se adaptar perderá – consumidores, colaboradores e investidores não irão perdoar.
Global Shapers

O ensino à medida do mercado de trabalho do futuro

Há que repensar o financiamento da educação, não apenas do ensino formal, mas também dos programas necessários para requalificar mais de metade da população adulta para o futuro mercado de trabalho.
Global Shapers

Aproximar a lei dos cidadãos

Actualmente os cidadãos podem mais facilmente participar no processo legislativo e regulamentar, registando-se e seguindo o diploma ou comentando-o, isto é, enviando os seus contributos.
Global Shapers

 As 7 lições de Toy Story 4, para todas as idades

215
Toy Story 4 é um hino às relações, ao comportamento e à natureza humana. No fundo, Toy Story é, concretamente e sobretudo, Human Story.
Global Shapers

10 medidas para revolucionar o SNS

626
De uma vez por todas, o financiamento tem de acompanhar as escolhas dos utentes do SNS. Nesse dia, teremos um sistema em que o utente é realmente quem manda. Há algo mais democrático do que isso?
Global Shapers

O urinol que é arte /premium

115
Em que medida pode um urinol ser arte? Porque razão um urinol há de ser menos arte que um Picasso? Foi esta problemática que levou muitos artistas, no século XX, a expor obras como uma cama por fazer.
Global Shapers

Abstenção? O que interessa são os poucos votos /premium

196
As pessoas que defendem que votar “não vale a pena” pois “vai dar ao mesmo” não percebem que são elas que, ao alienar-se do processo eleitoral, se alienam de Portugal, sobrando menos gente preocupada
Global Shapers

Impostos não são elevados, são é mal distribuídos /premium

300
O nosso sistema fiscal é dos que mais prejudica os rendimentos mais elevados, o que cria dois problemas centrais: desincentiva o trabalho dos melhores e aumenta o risco de deslocalização internacional
Global Shapers

Porque devemos contratar atletas para as empresas /premium

17242
Quando me perguntam qual é o segredo para ser atleta olímpico, eu respondo que é o mesmo para ser médico olímpico, advogado olímpico, jardineiro olímpico… ser melhor do que no dia anterior.
Global Shapers

A superioridade tecnológica da China comunista

443
23 milhões de chineses estão impedidos de comprar bilhetes de avião ou de comboio. Porquê? Não são confiáveis aos olhos do Estado que já tem 200 milhões de câmaras de vigilância distribuídas pelo país
Global Shapers

O futuro é de quem o planeia /premium

Ao longo da nossa história temos tido uma enorme dificuldade em pensarmos onde queremos estar daqui a 20-30 anos e em fazer caminhar o país numa determinada direção. A ênfase nunca é no longo-prazo.
Global Shapers

Robots - os nossos melhores assistentes /premium

As máquinas não farão o nosso trabalho no curto prazo e até lá muitas outras profissões serão criadas. Portugal estará em vantagem se desenvolver estas tecnologias e equilibrar a riqueza resultante.
Global Shapers

Como cultivar o respeito e valorização do outro?  /premium

É tempo de sermos mais pró-ativos a fornecer às gerações mais novas as ferramentas necessárias para que construam as suas relações com segurança, mas também com respeito e tolerância.
Global Shapers

Eleições Europeias - porquê votar? /premium

321
Este voto é muito mais do que uma escolha sobre orientações legislativas, é sobre a continuidade do projecto da União Europeia. Mais liberais ou mais socialistas, votem em forças que apoiam a Europa.
Global Shapers

As perguntas podem mudar o mundo /premium

363
As famílias raramente trabalham o espírito inquisitivo das nossas crianças. E as escolas e universidades avaliam sempre as nossas respostas, nunca as nossas perguntas.
Global Shapers

Porque é que somos uns idiotas online? /premium

391
Vivemos na era da popularidade. Quero lá saber se estou certo, desde que ponham like. Para o diabo com os factos, a realidade é o que eu quiser. Temos todos direito aos nossos factos. Menos os outros.
Global Shapers

Liderar é, naturalmente, coisa de mulher /premium

2543
Um estudo do FMI descobriu que substituir apenas um homem por uma mulher no conselho de administração de uma empresa pode levar a aumento de 3% a 8% em rentabilidade.
Global Shapers

Fintechs, Insurtechs e Regtechs /premium

Porque é que energia de ativação não foi ainda suficiente? Falta de foco? Orçamento? Atritos na decisão e navegação das políticas da organização? Sistemas informáticos desatualizados? Compliance?
Global Shapers

O Elogio da Loucura /premium

Se a inovação radical, as ideias disruptivas e o génio da criatividade estão para além da ordem, como balançar o caos e a ordem? Que tal um caos ordenado? Um estímulo do acaso e do ambíguo controlado?
Global Shapers

"É preciso dar tempo ao tempo" /premium

É necessário encontrar o equilíbrio entre o que fazemos e o que queremos fazer, respeitarmos o tempo e o timing dos vários projetos pessoais e profissionais e sentir o bem-estar emocional e humano.
Global Shapers

Se continuamos assim teremos a saúde Bolivariana /premium

198
O Ministério da Saúde transformou-se no Ministério dos Hospitais do Estado e no Ministério dos Médicos e Enfermeiros que são Funcionários Públicos, perdidos em tricas e rixas de classe e corporativas.
Global Shapers

Quem manda aqui sou eu! /premium

501
E se os alunos também fossem responsáveis pela sua escola? E se servissem os colegas na cantina uma vez por mês? E se pintassem a escola ou desenhassem um novo espaço para a tornar mais ao seu gosto?
Global Shapers

Liderança climática /premium

131
É inspirador para o país o surgimento de iniciativas lideradas por empresas que procurem antecipar o futuro e trabalhar na criação e aplicação de políticas sustentáveis.
Global Shapers

De zeros a uns a distância é curta. E no género? /premium

294
Consciente ou inconscientemente, todos temos preconceitos sobre o papel das mulheres e dos homens na sociedade e sobre o estereótipo de bom programador.
Global Shapers

Pai para mim, mãe para ti  /premium

143
Com a existência de um período de licença igualmente longo por parte dos pais, a decisão de preferência de um homem versus uma mulher para uma posição de trabalho poderá finalmente deixar de existir.
Global Shapers

A Verdade sobre a Busca pela Felicidade /premium

533
Eu quero ser feliz. Quero muito fazer o que gosto, onde gosto, quando gosto, e com quem gosto. Mas quero muito mais ter e ser a alegria de viver que contagia toda a gente à minha volta.
Global Shapers

Os mais velhos também empreendem (e não é pouco!) /premium

380
Alguém que funda um negócio com cerca de 50 anos tem uma probabilidade de sucesso duas vezes superior a alguém com 30 anos. E há boas explicações para estes resultados algo contraintuitivos.
Global Shapers

Automatização e o reflexo na globalização /premium

A automatização vai tornar redundantes 1.1 milhões de trabalho em Portugal até 2030, mas o crescimento económico resultante vai ajudar a criar os mesmos empregos noutros sectores. Esse é o desafio.
Global Shapers

A ignorância da lei não aproveita a ninguém /premium

166
Há um forte desfasamento entre a produção de actos legislativos e o conhecimento por parte daqueles que os terão de cumprir. Só de 15 de Setembro de 2017 a 18 de Julho de 2018 foram publicadas 44 leis
Global Shapers

Janeiro é o mês dos divórcios /premium

176
Se é verdade que um país que não produz cultura não pensa sobre si mesmo, um país que assiste passivo a uma televisão - ou ouve inanimado uma rádio – também se demite de se sentar à mesa.
Global Shapers

Nas mãos da inteligência, salvo seja

A inteligência artificial atingiu os seus objetivos, mas não da forma que os seus criadores anteviam (ou desejariam). Queremos dar-lhe este poder a temas como, por exemplo, a liberdade de expressão?
Global Shapers

'Big data' para criar impacto

Sem dados quantitativos e precisos sobre as reais necessidades das populações em situação de vulnerabilidade, será muito difícil obter respostas sociais customizadas que consigam resultados eficazes.
Global Shapers

Dia Internacional das Migrações /premium

Refletir sobre se estamos a fazer o suficiente para receber e envolver os emigrantes que nos escolhem como sua nova morada é essencial para que continuemos a viver à margem do radicalismo político.
Serviço Nacional de Saúde

Uma Lei de Bases da Saúde pequenina

308
Diz o ditado popular: "A mulher e a sardinha querem-se pequeninas.". Duvido contudo que o mesmo se aplique a projetos-Lei que definirão o futuro de uma das maiores conquistas do Portugal democrático.
Global Shapers

Ir à escola para limitar a criatividade?

868
Em vez de estimular o nosso potencial criativo, somos levados a deixá-lo cada vez mais de parte à medida que se avança no percurso escolar. E se fosse diferente?
Global Shapers

Literacia em saúde, capacitação do cidadão

158
As plataformas de informação a que teremos acesso a partir de Janeiro de 2019 são uma ótima notícia. Numa linguagem simples e acessível, são uma importante ferramenta para os cidadãos.
Global Shapers

Onde fica Portugal na bioeconomia

203
Olhando para as condições únicas que temos para a bioeconomia deveremos ambicionar colocar Portugal no centro desta nova economia e revolução tecnológica.
Global Shapers

Nacionalismo, inteligência e humanidade /premium

403
Eles andam por aí, cada vez mais afoitos, os xenófobos, os homofóbicos, os racistas, os machistas, no fundo um bando de gente que acha que as pessoas se medem por coisas que lhes calharam em sorte.
Global Shapers

A produtividade e a motivação nas empresas

Como seres humanos, todos nós procuramos o desenvolvimento e queremos ser melhores. Para tal, temos de ter um ambiente onde possamos crescer. Criar esse ambiente é a principal função dos líderes.
Global Shapers

O perigo da medicina em “excesso” /premium

1045
Vivemos numa era de medicina defensiva, numa cultura do “mais é melhor. Nestes tempos, pode ser fácil esquecer que juramos: em primeiro lugar, não fazer mal.
Global Shapers

Já não há desculpa

Vivemos numa época em que o nosso impacto negativo no mundo está a poucas décadas do ponto de não retorno. Já não é tanto sobre como será o mundo para os nossos netos ou filhos, é ainda antes disso.
Global Shapers

Portugal FinLab: as fintechs ganham vantagem! /premium

130
Portugal tem o essencial: os empreendedores que vão impondo a sua tecnologia pelo mundo. Mas ainda faltam melhores condições para crescerem mais e melhor, apesar de todas as WebSummits.
Global Shapers

Natureza, tecnologia e liderança: que futuro?

122
Que visão de futuro queremos comunicar e que caminho queremos traçar? Um futuro cheio de verdades inconvenientes e inação ou um futuro integrado, holístico, colaborativo e sustentável?
Global Shapers

Medicina é gestão

146
Ter nos quadros médicos profissionais com competências em gestão impacta positivamente na performance económica dessas instituições, assim como na qualidade dos cuidados prestados aos utentes.
Global Shapers

Estás a viver para quem?

935
Escolhemos o nosso carro, profissão, e até as nossas relações, não com base no que nos deixaria ultimamente preenchidos, mas sim naquilo que nos dará maior aprovação. E vale a pena?
Global Shapers

Prisões de crianças

E se as escolas, com recursos tão limitados, pudessem potenciar o crescimento dos seus alunos enquanto eles contribuem para o funcionamento da escola?
Global Shapers

O privilégio de reconhecer a nossa ignorância /premium

361
Muito se debate como a educação está a manipular as massas, como limita a criatividade, como formata de forma igual as sociedades. Mas há benefícios que estão a ser ignorados.
Global Shapers

Feminista com f minúsculo

282
Aparentemente ser feminista implica uma perfeição constante na defesa incansável dos valores da igualdade. Mas há lutas e causas com as quais eu não me identifico.
Global Shapers

Responsabilidade (sem ninguém) ao volante /premium

146
Estimativas apontam para que em 2040 circulem nas estradas 33 milhões de veículos autónomos. Portugal está prestes a arrancar com testes, mas há questões jurídicas que é preciso esclarecer.
Global Shapers

Medo de Semáforos /premium

3673
Já vi medo nos olhos de homens e mulheres que só querem ser vistos, amados e protegidos. Ainda há ódio. Ainda há violência. E cabe a todos, LGBTQI+ ou não, a defesa e celebração da máxima “Eu sou tu.”
Global Shapers

Descentralizar não é espalhar o Estado

303
O modelo de “crowdsourcing policy” tem uma virtude: permite que qualquer um de nós contribua de forma direta na melhoria da gestão dos recursos públicos.
Global Shapers

Internet: a mais poderosa ferramenta de censura

Não é o lado mais sombrio da indústria que quero trazer à baila. É sobre o poder que uma plataforma tem de decidir a ética e a moral dos seus utilizadores. É sobre os novos donos da palavra.
Global Shapers

Quando chegará o último Aquarius?

É preciso conciliar a liberdade de movimento enquanto direito humano fundamental e a gestão económica, cultural e social das migrações - e permitir que esta segunda vertente seja sobrevalorizada.
Global Shapers

Mãe, afinal não vou para a faculdade

3009
E se eu quiser ser outra coisa? E se não me enquadro em nenhum dos cursos? E se não encontro na faculdade a ferramenta que preciso? Foi o meu caso, por isso deixei meia licenciatura por fazer
Global Shapers

O futuro será fermentado

165
O mercado da biotecnologia industrial gera atualmente mais de 30 mil milhões de euros para a economia europeia e espera-se que em 2030 valha já mais de 100 mil milhões de euros.
Global Shapers

Fintech em Moçambique: mais dinâmica?

Olhando para o panorama europeu e a reduzida dimensão do mercado nacional, sem uma postura aberta de cooperação com fintechs, não me admirava se no médio prazo não existissem bancos portugueses.
Global Shapers

Recrutam-se pessoas

313
Expressões vagas como "aprendo rápido" e "trabalho bem em equipa" ou “sou criativo” são termos comuns que pouco dizem sobre a pessoa. Esta dimensão pode ser mais relevante se ilustrada com exemplos.
Global Shapers

Carta aos pais de filhos na alta competição

6243
Não saber perder significa não aceitar a derrota com humildade. Existe algo na vitória que jamais se poderá perceber na derrota. Perder e aceitar isso, permite uma aprendizagem oculta nas vitórias.
Global Shapers

Que será de ti, Portugal?

116
Ainda há muitos estereótipos a combater sobre igualdade do género na organização familiar. E será que estamos mesmo comprometidos em ter filhos ou ainda damos maior valor ao trabalho?
Global Shapers

Um brinde a uma vida magnífica


598
O sistema de ensino está criado para desenvolver human commodities, que nada sabem sobre si próprios ou sobre a vida. Ensinam-nos pouco mais do que precisamos saber para entrar no primeiro emprego.
Global Shapers

Oceanos de oportunidade /premium

154
Ironicamente, a indústria das ondas está a navegar para longe de Portugal e a ir para outros locais, sendo apenas uma das indústrias de uma armada cada vez maior que compõe a economia azul emergente.
Global Shapers

Porque as mulheres (quase) nunca chegam ao topo

521
Medidas legislativas que forcem uma percentagem de mulheres nas direções das grandes empresas ajuda a atingir esse fim. Mas, até lá, cabe a todos ter um papel ativo nesse sentido.
Global Shapers

A (nova) economia do impacto

191
Cada vez mais os consumidores valorizam produtos que geram impacto positivo. E os melhores talentos, principalmente os ditos millennials, acreditam que as empresas podem e devem ter esse impacto.
Global Shapers

Um Serviço Nacional de Saúde universal até quando?

397
Todas as soluções para salvar SNS como o português identificam a urgência de mudança do foco. De uma vez por todas, o SNS tem de assumir-se enquanto serviço nacional da Saúde e não da Doença.
Global Shapers

A força da nova educação

438
O sistema de educação tem de mudar, uma vez que não podemos continuar a ensinar o mesmo às nossas crianças porque é impossível competir com máquinas. É preciso ensiná-las algo único.
Global Shapers

A nova economia dos dados

132
Porque é que os dados são tão importantes? Porquê as discussões sobre os dados serem o novo petróleo? Porque são o que permite às empresas eliminar restrições que limitam os negócios hoje e no futuro.
Global Shapers

Será que estamos no caminho certo?

228
As 'human commodities', sem grande diferenciação, acabam por competir nos salários e horas de trabalho, forçando a trabalhar mais por menos dinheiro para superar os seus pares. E este não é o caminho.
Global Shapers

Mulheres: conheçam-se

Ter um momento de "reality check" com uma pessoa em quem confio e admiro foi essencial para ultrapassar a dúvida. Hoje não só me rodeio de mentores e mentoras, como me voluntario como mentora.
Global Shapers

Sobre bitcoin, criptomoedas e Blockchain

Esta nova era do blockchain é provavelmente a grande mudança de paradigma digital desde a criação da Internet. Devemos todos considerarmo-nos uns sortudos por poder acompanhá-la.
Global Shapers

Empreendedor para desenvolver

405
Além de possibilitar o auto-emprego e criação de novos postos de trabalho, o empreendedorismo tem potencial para resolver problemas onde essas inovações emergem e de as escalar para outras geografias.
Professores

Professores inspiradores: de Portugal para o mundo

Com um nível de conclusão do ensino secundário na população adulta baixo, a escola e os professores têm um papel fundamental no desempenho escolar dos alunos e com ele a mobilidade social.
Global Shapers

A forma como resolvemos problemas está a mudar

Enquanto sociedade, o nosso desenvolvimento será medido, não pelos serviços de apoio que prestamos, mas pelos resultados que esses serviços alcançam.
Global Shapers

A liberdade da expressão que ofende

480
As redes sociais, este paraíso de comunicação livre, tem vindo a tornar-se num espaço de expressão governado por uma ditadura da maioria – aquilo a que se usa chamar o politicamente correto.
Global Shapers

Investir em startups não é um hobby!

232
Só uma indústria de venture capital de base portuguesa, trabalhando em conjunto com business angels de áreas onde têm uma grande experiência, pode garantir a existência de startups promissoras.
A página está a demorar muito tempo.