459kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Global Shapers

Global Shapers

Transição da indústria farmacêutica na era digital

A única maneira de a transformação da indústria farmacêutica ter sucesso será olhar para fora e entender as necessidades das muitas organizações, grupos e indivíduos com os quais trabalha.
Global Shapers

No poupar é que está o ganho

Cerca de 60% dos Portugueses adultos não tem conhecimentos básicos necessários para a sua vida financeira. A falta de literacia financeira é fator promotor de desigualdades e assimetrias sociais.
Global Shapers

O estetoscópio do século XXI

Com os gastos em saúde a representarem já mais de 10% do PIB mundial, com a crescente falta de médicos à escala global, a digitalização e otimização da Saúde tem mesmo de acontecer.
Global Shapers

Influencers

Princípios. São difíceis de medir. Há um conflito entre o que está certo e o que me convém. Dependendo da força de quem puxa a corda, ora ganha um lado, ora ganha o outro.
Global Shapers

Junta-te à nossa equipa!

Só a aposta no ativo humano permite dar saltos quânticos. As empresas parecem ter percebido esta mensagem e os últimos anos trouxeram a inversão do ónus da conquista para o lado dos recrutadores.
Global Shapers

Carreiras agrícolas: onde andam os jovens?

O mote hoje deveria ser “produção sustentável”: garantir o equilíbrio no ecossistema e sua durabilidade através dos anos. Mas esta só se pode garantir se houver renovação das gerações de agricultores.
Global Shapers

As questões LGBTI+ para além dos partidos

O Porto Pride, que preparou esta iniciativa desde Março, não tem obrigação nenhuma de questionar o BE se a mesma se enquadra no seu jogo político. É uma iniciativa promovida pela Sociedade Civil.
Global Shapers

Empatia e a prática educativa

A diferenciação pedagógica é empática porque respeita cada aluno na sua individualidade e no seu ritmo de aprendizagem. Não existe, na prática, um aluno “médio”.
Global Shapers

Made in Portugal

Portugal está na moda e não apenas pelas praias, monumentos ou clima. A tradição aliada à inovação garantem que, da moda à gastronomia, passando pelo design, o país tem qualidade para oferecer.
Global Shapers

Os bébes da Ucrânia e a gestação de substituição

Em muitos casos a gestação de substituição é a única forma que muitos casais têm de alcançar o sonho de ter filhos. Em muitos outros é apenas uma forma “mais fácil e simples” de obter filhos.
Global Shapers

Como ter um guarda-roupa sustentável e porquê

Em média, cada peça de roupa é usada apenas sete vezes antes de ser deitada fora? Uma peça aqui, uma peça ali, o desperdício é esmagador.
Global Shapers

Lentidão para mudar 

Lentidão significa, em vários dicionários, falta de ligeireza ou atividade no movimento. É desta falta de ligeireza que o jornalismo precisa. Aliás, diria até que precisamos todos.
Global Shapers

O perigo de ondas solidárias que viram marés vazas

Apesar de ser um conflito em solo europeu, o tema dos refugiados ucranianos não durará para sempre. Quando os meios de comunicação social abandonarem as fronteiras, estas pessoas ainda cá estarão.
Global Shapers

A arte de saber ser preguiçoso

Existe uma forma de associarmos a preguiça à produtividade. É olhar para um desafio e pensar como um preguiçoso o tentaria resolver para voltar para a cama rapidamente, de forma fácil e eficaz.
Global Shapers

Por um governo europeu

Os jovens europeus estão prontos e precisam de uma Europa mais forte e integrada. Só isso servirá as nossas aspirações no século XXI.
Global Shapers

O futebol português não é de Liga dos Campeões

Portugal continua na cauda da Europa no que diz respeito ao tempo útil de um jogo de futebol: 57 minutos de média. No resto do tempo fazem-se outras coisas que parecem desporto mas não são.
Global Shapers

A solução para o mundo não tem que ser difícil

Será que podemos criar nas universidades a obrigatoriedade de uma vez por semana cada aluno ter que falar com alguém que pensa diferente de si, politicamente, economicamente, socialmente.
Global Shapers

Controlo vs. contexto

Se somos cada vez mais qualificados e se podemos acrescentar valor em qualquer parte do mundo, porquê escolher Portugal? É este fator de atratividade, que deve ser capitalizado pelo nosso País.
Global Shapers

A relevância das micro-empresas em Portugal

Em 2017 o Estado português era o segundo da UE com mais atrasos nos pagamentos, levando em média 95 dias a pagar, apesar de o prazo legal em contratos com entidades públicas não dever exceder 30 dias.
Global Shapers

Como são os portugueses?

A possibilidade de votar é uma das maiores demonstrações de vontade, poder e decisão. Retirar-nos essa possibilidade porque escolhemos viver num lugar diferente de onde nascemos é doloroso e injusto.
Global Shapers

Cinco apostas de futuro para Portugal

A agenda política nacional deverá incorporar o desporto como um importante motor da economia nacional, mas também como um dos principais veículos de monitorização da qualidade de vida dos portugueses.
Global Shapers

Marcas que abordam questões sociais

Devem as empresas divulgar os seus produtos por meio de causas sociais? E quão dedicadas são elas às questões em causa?
Global Shapers

Olhe, desculpe, o que é um NFT?

Os NFT’s estão a ganhar terreno e não é pouco provável que em breve sejam usados para provar a identidade de quase tudo. Carros, relógios, livros ou até um par de ténis.
Global Shapers

As escolas e a inclusão de jovens imigrantes

No ano letivo 2019/2020, 73,7% dos estudantes imigrantes concluiu a escolaridade obrigatória, enquanto 91,2% dos portugueses o fizeram.
Global Shapers

Os jovens e o plano de recuperação pós COVID 19

Nas últimas gerações, os filhos sistematicamente conseguiam ter uma vida melhor que a dos seus pais, mas essa regra foi agora quebrada e os jovens têm razão em estar preocupados e zangados.
Global Shapers

Mudam-se os tempos, fica a vontade de fazer melhor

Algumas projeções apontam para que em 2050 o número de deslocados ambientais seja superior a 143 milhões. A relação entre os fenómenos naturais e o deslocamento forçado de populações é avassaladora.
Global Shapers

Ruben Amorim, o melhor por razões simples

Ruben Amorim diz livremente coisas diferentes, fora do guião, que nos acrescentam qualquer coisa. Faz-nos pensar e ensina-nos coisas sobre o jogo ou sobre liderança. Ouvi-lo é o mesmo que aprender.
Global Shapers

A alegria das pequenas coisas

No meio de todas as estratégias que tenho tentado adotar, parece-me que a que melhor tem funcionado tem sido tentar reparar nas pequenas coisas boas da vida, e na alegria que isso me pode trazer.
Global Shapers

Multilateralismo Interno: três setores, um pacto

Na era da informação, enquanto cidadãos ou entidades da sociedade civil, continuamos a não ter disponível informação crítica sobre a forma como o setor público investe na sociedade.
Global Shapers

Competências do futuro no trabalho

Quase 70% das empresas estão numa crise de soft skills, as competências que se relacionam com a personalidade e comportamentos do trabalhador, que ganham hoje maior relevância do que as hard skills.
Global Shapers

O futuro da saúde

O novo paradigma de saúde colaborativa é um ecossistema multipolar onde interagem hospitais, centros de saúde, empresas da indústria médica, universidades, associações de pacientes e startups.
Global Shapers

E depois da glória?

É imperativo garantir oportunidades profissionais para ex-atletas, que lhes permitam segurança financeira e ao país otimizar o investimento que todos fizemos para o desenvolvimento da sua carreira.
Global Shapers

Dez anos de cérebro, alma, coração e músculo

Com “a maior população jovem da história, há uma oportunidade sem precedentes para os jovens assumirem um papel ativo na definição do futuro”.
Global Shapers

A falta de médicos

No sector privado os médicos especialistas continuaram a ver os doentes. À distância ou em modelos híbridos, a adaptação foi rápida e eficaz. Já para os “heróis” do SNS a realidade foi bem diferente.
Global Shapers

O caminho faz-se pedonalizando

A pedonalização das cidades pode ser o princípio da solução para uma das maiores pedras no sapato da economia portuguesa e seria pena que o comércio não optasse por ficar do lado certo da história.
Global Shapers

Fazer das tripas coração

Espero, genuinamente, que para cada atleta, do desporto e da vida, haja sempre um grande grupo de adeptos que não arreda pé no apoio incondicional até ao fôlego final.
Global Shapers

Ser mais como Camilo de Mendonça

Alguns conhecerão o nome. E se não conhecem, convido a que o façam. Foi o responsável pela maior revolução agrícola a que se assistiu em Trás-os-Montes até aos dias de hoje.
Global Shapers

Os bons velhos tempos dos bilionários filantropos

Aprender a viver bem num planeta frágil é mais importante do que sonhar com o próximo. Compartilhar riqueza, segurança e conforto entre todos é mais importante do que três minutos de gravidade zero.
Global Shapers

Em busca de Financial Independence, Retire Early

Agora, aos 32 anos, questiono-me cada vez mais quanto tempo quererei ficar neste caminho, quanto tempo quererei dedicar a grande maioria do meu dia ao meu emprego.
Global Shapers

Não digas, mostra


Num mundo em que certas narrativas se alimentam dos nossos medos, faz falta o encontro com quem é diferente.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.