Cerca de 160 candidatos às primárias da plataforma Livre/Tempo de Avançar, para constituir listas de concorrentes às legislativas, simularam a entrada no parlamento, na escadaria da Assembleia da República.

De papoila – símbolo do partido – ao peito, 160 do total de 385 candidatos validados posaram para a “fotografia de família”, entre eles Rui Tavares, Ana Drago, Ricardo Sá Fernandes, São José Lapa ou José Manuel Tengarrinha, um dos fundadores do Movimento Democrático Português/Comissão Democrática Eleitoral (MDP/CDE), e António Gonzalez, antigo membro do PCP, de “Os Verdes” e agora da Renovação Comunista.

“Nestas eleições primárias, em que as pessoas vão poder ordenar as listas, as pessoas não concorrem umas contra as outras, concorrem para ajudar a construir o movimento. Isto é uma equipa, que concorre como equipa, e esperemos que, hoje uma parte deles está na escadaria, uma parte esteja lá dentro, eleita pelos portugueses”, disse o dirigente do movimento, Daniel Oliveira, que foi orientando a “moldura”: “ninguém da hierarquia na primeira fila, tem de ser uma misturada!”

Salientando a “diversidade profissional, regional, etária e a paridade de género”, o jornalista desejou “quantos mais melhor”, pois “maior a força política terá para determinar a política do país”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Determinar o futuro do país é determinar com maiorias políticas. Maiorias políticas dependem de várias forças políticas. Não concentramos nem nunca concentrámos a questão no PS. Os portugueses vão, esperamos, construir uma maioria contra a austeridade. As forças que vão corresponder-lhe têm o dever, perante os portugueses, de construir uma solução – isso inclui-nos a nós, ao PS, o PCP, o BE, a todas as forças que queiram responder positivamente a esta vontade dos portugueses”, declarou.

As primárias para a definição das listas de candidatos a deputados do Livre/Tempo de Avançar vão decorrer entre 21 e 22 de junho e o limite de inscrição para ter “voto na matéria” termina no domingo (14 de junho).

“Queremos coloca-la mais alto. Queremos ter um grupo parlamentar e que ele seja o mais determinante possível na política nacional”, antecipou ainda o candidato a deputado pelo Livre e fundador do partido das papoilas Rui Tavares, historiador e antigo deputado europeu independente pelo BE, quando questionado sobre a fasquia em termos de resultados eleitorais, depois de uma estreia, nas europeias de 2014 com mais de 70 mil votos.

Tavares prevê que “este movimento vá mobilizar muita gente durante a campanha eleitoral e durante toda a legislatura”.

“No dia das eleições, esta candidatura cidadã transforma-se em legislatura cidadã, para ver todas as propostas, iniciativas legislativas, reformas setoriais, questões cruciais para a governação serão debatidas por este movimento, que irá durar toda a legislatura”, prometeu.