São números impressionantes: uma em cada quatro aplicações é abandonada após uma única utilização. Em 2014, só 20% das aplicações tinham esse desfecho, o que significa que o fenómeno está a crescer. Para completar o quadro, o número de aplicações usadas 11 ou mais vezes representa um universo de apenas 34% das apps descarregadas.

Estas são algumas das conclusões da Localytics, uma empresa especializada em análise e marketing associado ao mundo das aplicações, citada pela Re/Code, um site noticioso dedicado à tecnologia. De acordo com a Localytics, os utilizadores que têm por hábito descarregar jogos, tendem a abandonar com maior rapidez essas aplicações.

Há, no entanto, outro dado curioso: os utilizadores norte-americanos parecem contrariar a tendência global de desapego crescente às aplicações. Nos Estados Unidos, a percentagem de aplicações utilizadas com maior frequência está a crescer, tendo atingido os 42% em 2015. A publicidade integrada e os mecanismos de notificação das apps que levam os utilizadores a reabrirem as aplicações “esquecidas”no smartphone ou no tablet, podem ajudar a explicar este fenómeno.

Para lá das fronteiras norte-americanas, a realidade é bem diferente. O “abandono de aplicações”, como escreve a Re/Code, é cada vez maior, sobretudo na China, onde a taxa de “abandono” após uma única utilização é de 37%. Esta realidade pode ser explicada com o acesso globalizado à Internet que, acompanhado pela evolução natural das condições de acesso à rede, tem permitido um aumento do número de downloads de aplicações.

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