Uma dieta rica em fibra durante a gravidez pode aumentar a probabilidade de um filho crescer livre de asma. Isto é o que afirma um estudo publicado esta terça-feira na revista científica Nature Communications, o qual teve por base experiências realizadas em ratos de laboratório. A pesquisa é coordenada por Charles Mackay, da Universidade de Monash, na Austrália, e mostra que a alimentação rica em fibra da mãe tem efeitos a longo prazo na saúde do filho (até à idade adulta).

Mas em que consiste o estudo? As fêmeas de ratos grávidas receberam dietas com diferentes níveis de fibra e, posteriormente, os seus filhos foram expostos a alergénicos indutores de asma. Os resultados mostraram que os ratos expostos a uma dieta rica em fibra, ainda no útero da mãe, eram mais resistentes a desenvolver asma já em adultos.

Os autores descobriram que tal acontece porque a digestão das fibras por certas bactérias do intestino produz metabolitos (produtos dessa digestão) que são absorvidos pela corrente sanguínea e, assim, suprimem reações inflamatórias e alérgicas.

O mesmo estudo inclui ainda uma abordagem preliminar à dieta rica em fibras em mulheres grávidas — para propósitos de investigação, foi utilizada uma amostragem de 40 mulheres. Os cientistas verificaram que os seus filhos, considerando problemas respiratórios, visitaram o médico com menos frequência no primeiro ano de vida.

O aparecimento de asma tem sido relacionado, em anos recentes, com o aumento do consumo de uma alimentação tipicamente ocidental, a qual é pobre em fibra. Mais: o consumo elevado de fibra previne alergias, tal como revelam outras experiências realizadas em ratos. Não se sabe, porém, a duração dos benefícios da dieta em questão, nem o período em que a ingestão de fibra é mais benéfica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR