A Grécia ultrapassou Itália e tornou-se no principal destino de acesso à Europa por parte de imigrantes vindos do Mar Mediterrâneo. Cerca de 63.000 imigrantes viajaram para a Grécia este ano, oriundos da Turquia, enquanto 62.000 pessoas se deslocaram para Itália, vindas do Norte de África. Os dados foram revelados esta quarta-feira por Carlotta Sami, uma porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), segundo o Times.

Mais de 100.000 imigrantes e refugiados chegaram à Europa desde o início de 2015 através do Mediterrâneo, em particular à Itália e Grécia, mostram os últimos dados do ACNUR.

O número total de 103.000 pessoas foi atingido no fim de semana com a chegada de 6.000 migrantes e refugiados ao sul da Itália, acolhidos no âmbito da operação europeia Tritão coordenada pela guarda costeira italiana, indicou em Genebra o porta-voz Adrian Edwards, que se referiu a um “dramático aumento”.

Até 9 de junho a Grécia ainda se encontrava atrás de Itália. Desde o início do ano até essa data, tinham chegado 54.000 pessoas a Itália, 48.000 à Grécia, 91 à ilha de Malta e 920 a Espanha, precisou o responsável do ACNUR.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR