Rádio Observador

Viral

A história do rapaz que estuda na rua e que está a comover os internautas

1.716

Uma estudante nas Filipinas decidiu fotografar uma criança a estudar na rua à noite, a aproveitar a luz de um restaurante McDonald's. A fotografia tornou-se viral e está a causar comoção na net.

O registo da estudante ganhou as redes sociais na última semana

Captura de ecrã do Facebook

Um dos principais fatores para um conteúdo se tornar viral na Internet é a sua capacidade de causar emoções e gerar empatia. Esta explicação justifica o sucesso que a seguinte imagem ganhou nas redes sociais na última semana.

Trata-se de uma foto de uma criança a estudar à noite do lado de fora de um restaurante da cadeia McDonald’s na cidade de Cebu, nas Filipinas.

I got inspired by a kid ❤️

Posted by Joyce Gilos Torrefranca on Martes, 23 de junio de 2015

Conforme conta o diário filipino Sun Star, a criança chama-se Daniel Cabrera, tem nove anos e estava a fazer os seus deveres escolares à noite, ao lado do restaurante e aproveitando as luzes do letreiro, enquanto a sua mãe trabalhava numa espécie de rulote de comida, na mesma rua. A foto foi tirada pela estudante Joyce Terrafranca, que decidiu partilhá-la no seu perfil no Facebook pela “mensagem inspiradora” e “crítica social”, segundo conta ao jornal.

“É raro ver uma criança a estudar num ambiente que não é propício para a aprendizagem. Apesar do mau cheiro da rua, do barulho e da iluminação inadequada, a sua dedicação ao estudo inspirou-me”, disse Joyce.

O Sun Star relata que Daniel vive com a mãe e os seus cinco irmãos numa rulote, desde que a sua casa foi atingida por um incêndio na cidade de Mandaue, próxima de Cebu. O pai morreu quando tinha seis anos. Todos os dias, um dos seus irmãos leva-o à escola numa bicicleta e, como não dispõe de um quarto onde estudar, improvisa com dois bancos da rulote.

“Estou tão agradecida porque ele está a concentrar-se nos seus estudos. Ele vai ao McDonald’s para estudar porque não há eletricidade na rulote”, explicou Christina Espinosa, mãe de Daniel. Segundo Christina, o sonho do seu filho é tornar-se polícia ou médico.

Rosalina Detuya, professora de Daniel, descreve-o como uma “criança feliz e esforçada, que participa nas aulas e adora desenhar e ler”. De facto, quando questionado pelo jornal sobre o assunto, Daniel confirma que adora desenhar os seus dois personagens favoritos, Superman e Son Goku.

E qual é o maior desejo de Daniel? “Gostava de um caderno de desenho e eletricidade em casa para que pudesse desenhar e estudar lá”, revela a criança ao diário.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Maternidade

Como dói um sonho quando morre /premium

Eduardo Sá

Arrasta-se para o carro. Chora, finalmente. Grita. Geme. Não acredita que nada daquilo esteja a acontecer. E confronta-se com o absurdo de ter um útero a servir de urna quando, antes, ele era só o céu

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)