Foi, para os mais nostálgicos, o maior destaque da apresentação das novidades de verão da RTP. O Agora Escolha, um dos primeiros exemplos de interatividade entre televisão e audiência vai voltar já este mês à televisão pública. Desta vez, contudo, sem a mulher que deu a cara pelo programa entre 1986 e 1994, Vera Roquette.

vera roquette agora escolha

A apresentadora no genérico dos anos 90. (foto: YouTube)

O novo programa terá um formato diferente daquele que fez história: além de a votação se processar via internet — como já acontecia, aliás, na reprise recém-emitida na RTP Memória — haverá uma componente de ficção, com pequenas rábulas que servirão para ajudar os telespetadores a votar no seu programa favorito. Entre os atores que irão contribuir para esta nova era do Agora Escolha estão Rui Unas, Maria Vieira ou Eduardo Madeira. A apresentação ficará a cargo de Marta Leite de Castro.

Para celebrar este regresso, ficam oito curiosidades sobre o Agora Escolha, uma por cada ano que o programa esteve originalmente no ar.

  • Antes de apresentar o Agora Escolha, Vera Roquette narrava, na RTP, a História do Fim do dia, que ia para o ar antes do Vitinho mandar os mais novos para a cama. A função era partilhada com outra cara muito conhecida do meio: Serenella Andrade.
  • A ideia do programa foi do então diretor de programas Carlos Pinto Coelho, jornalista que ficaria conhecido, entre outros motivos, pela apresentação do magazine cultural Acontece.
  • O Agora Escolha começou por ser emitido na RTP2. Só passou ao primeiro canal da estação pública em 1993, um ano antes de acabar.
  • A escolha dividia-se entre Bloco A e Bloco B mas os programas a votação podiam até nem ter nada a ver um com o outro. Por exemplo: um episódio de Modelo e Detective versus um concerto de Rão Kyao. Aconteceu.
  • A primeira meia hora do programa era dedicada à votação — durante esse período eram transmitidas séries de animação ou de comédia, e os números da votação iam surgindo, atualizados, no ecrã.
  • No final de cada edição, a apresentadora anunciava os programas a votação no dia seguinte. Os telespetadores também podiam ligar a votar mesmo antes de o programa começar. Para tal, eram informados das opções disponíveis nesse dia pelas telefonistas do canal.
  • Os genéricos foram sendo atualizados ao longo da duração do programa, tendo existido pelo menos quatro versões diferentes.
  • A TVI emitiu na primeira metade dos anos 90 um programa em tudo semelhante ao Agora Escolha. Chamava-se Hora do Recreio. Também há quem confunda o Agora Escolha com o Você Decide, emitido pela SIC, em que o telespetador escolhia não o programa a ser emitido mas o final do episódio em questão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR