As embalagens coloridas, os slogans apelativos e as novidades tentadoras transformam as nossas idas ao supermercado numa autêntica aventura. Entre a preguiça e a falta de tempo, são várias as desculpas que inevitavelmente justificam um estilo de vida sedentário e maus hábitos alimentares. No entanto, uma boa alimentação sempre foi a forma mais natural de prevenir doenças e evitar aqueles pequenos problemas de saúde que nos fazem correr para o médico ou até para o hospital.

Foi precisamente a pensar nisso que Francisco Varatojo, diretor do Instituto Macrobiótico Português, decidiu lançar o livro Os Alimentos Também Curam (A Esfera dos Livros). Um guia, com mais de 50 receitas macrobióticas e 40 remédios caseiros, sobre como prevenir e enfrentar os problemas de saúde mais comuns através da macrobiótica, uma dieta que se centra num regime alimentar baseado em cereais integrais e vegetais.

Conheça a lista dos 10 alimentos que deve ter na despensa ou, se quiser, no frigorífico lá de casa antes de fazer a próxima visita à farmácia.

1. Arroz integral
Cereais como o arroz integral e o millet podem ser preciosos no tratamento de diabetes. “Quando consumidos com regularidade nos hábitos alimentares de um diabético podem ser particularmente benéficos para normalizar o desequilíbrio dos níveis de açúcar no sangue”, afirma Francisco Varatojo em entrevista ao Observador. No entanto, convém restringir o consumo de flocos de aveia — outro exemplo de um cereal integral — porque têm índices glicémicos muito altos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Chá de gengibre
Se sofre de má circulação sanguínea, diarreia ou enjoos, este chá é para si. Esprema o sumo de uma pequena porção de gengibre fresco ralado para dentro de água quente, aqueça à temperatura desejada e está pronto a beber. Segundo Francisco Varatojo, o gengibre “é uma planta com propriedades digestivas e desintoxicantes de produtos animais” e, como tal, melhora a digestão.

3. Cenoura
Conhece a frase “as cenouras fazem bem aos olhos”, certo? Quando cozinhadas, as cenouras são indicadas para quem sofre de problemas visuais. Mas existem outros benefícios. Para além de aumentarem a vitalidade, são um alimento que, do ponto de vista da medicina oriental, ajuda a fortalecer os rins, os intestinos e os órgãos reprodutores feminino e masculino.

This picture taken on May 9, 2014 shows carrots on a supermarket display in Paris, France. AFP PHOTO /JOEL SAGET (Photo credit should read JOEL SAGET/AFP/Getty Images)

© Joel Saget/AFP/Getty Images

4. Cevada
“A cevada é o alimento ideal para problemas de fígado, de vesícula, e para ajudar o organismo a eliminar produtos animais e gordura”, diz Francisco Varatojo. Além disso, é um dos alimentos mais aconselháveis a desportistas porque ajuda a melhorar a flexibilidade e a aliviar as dores musculares. Funciona bem em sopas, estufados e quando cozinhada juntamente com arroz integral.

5. Rabanetes
Esta planta com uma raiz tuberosa de cor vermelha não só ajuda a eliminar a gordura animal e vegetal como também baixa o colesterol. “Por serem ricos em fibras, vitaminas e minerais, os rabanetes têm propriedades diuréticas (ajudam na produção de urina) e facilitam a digestão se exagerar nos fritos ao jantar” explica o diretor do Instituto Macrobiótico Português.

6. Feijão azuki
Se as leguminosas já são os alimentos que beneficiam os rins por excelência, o feijão azuki é particularmente recomendado para quem sofre de problemas renais. “Quando cozinhado com alga kombu, é excelente para ajudar a regularizar os ciclos menstruais”, diz Francisco Varatojo. Já o chá de feijão azuki, para além de ser importante para tratar otites, ainda ajuda nos problemas de bexiga, ósseos e articulações. Mas não fica por aqui. “É tradicionalmente usado como um bom regularizador da obstipação intestinal e benéfico em caso de diabetes.”

7. Feijão de soja preto
“Este tipo de feijão é ideal para tratar problemas respiratórios e de tiroide bem como problemas dos órgãos reprodutores femininos.” Para além disso, Francisco Varatojo recomenda o feijão de soja preto a pessoas que sejam muito nervosas e agitadas. Cozinhe-o com abóbora, cebola e alga kombu para tornar o feijão mais digerível.

8. Sementes de abóbora
Ricas em magnésio e proteínas, as sementes são o alimento ideal para o meio da tarde (são facilmente digeríveis) ou para serem usadas como condimento às refeições principais. “No caso específico das sementes de abóbora, são recomendáveis para os problemas de próstata, vesícula biliar e de órgãos reprodutores”, conta Varatojo.

9. Kuzu
“É uma raiz selvagem vendida sob a forma de pó granulado mas pode melhorar o funcionamento do sistema linfático e a imunidade.” Ideal para sopas e guisados, o kuzu ajuda nos problemas inflamatórios intestinais e por isso mesmo é usado há vários séculos como remédio natural.

10. Couve-lombarda
Por último, mas não menos importante, temos a couve-lombarda. Quando usada na sopa, acompanhada com o consumo de vegetais redondos (como a cebola e a abóbora), é ótima para acalmar as dores de estômago. Em forma de chá é ainda uma forma de estimular o apetite.

Texto editado por Ana Dias Ferreira.