O Ministério da Administração Interna instaurou processos disciplinares contra nove elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP), na sequência de incidentes ocorridos no Bairro da Cova da Moura, na Amadora, a 5 de fevereiro.

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) dá conta de que a ministra “determinou a instauração de processo disciplinar contra nove elementos da PSP e o arquivamento dos autos em relação a outros cinco elementos da PSP”.

“A senhora Ministra da Administração Interna determinou, ainda, o prosseguimento dos autos como Inquérito para a identificação de outros elementos policiais envolvidos nos factos em causa e a aplicação da medida cautelar de suspensão preventiva, pelo prazo de 90 dias, a três dos elementos da PSP a quem foi instaurado processo disciplinar”, lê-se no comunicado.

Estas medidas surgem na sequência da instauração de um processo de inquérito, pela ministra Anabela Rodrigues, para apurar o que terá ocorrido a 5 de fevereiro de 2015, junto ao Bairro da Cova da Moura, na Amadora, e que envolveu vários elementos da PSP, e, posteriormente, na Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, em Alfragide.

A decisão da ministra tem por base o relatório final apresentado pela Inspeção-geral da Administração Interna sobre os incidentes ocorridos em fevereiro, e que levaram à detenção de seis jovens, ao todo – um no bairro e outros cinco que “tentaram invadir a esquadra de Alfragide”, segundo as autoridades. Os polícias foram acusados de uso excessivo da força.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR