Bun Hashizume tinha 14 anos quando, a 6 de agosto de 1945, o “Little Boy” caiu em Hiroshima, destruindo quase toda a cidade japonesa. Calcula-se que só nos primeiros cinco segundos do ataque nuclear que marcou a história, cerca de 80 mil pessoas tenham morrido.

Bun Hashizume é uma sobrevivente. No 70º aniversário da tragédia, a BBC entrevistou-a e construiu um vídeo animado com a sua história.

Como qualquer adolescente, aos 14 anos, Bun tinha todos os sonhos estendidos aos pés. Imaginar era fácil, uma extensão de si própria. Bun Hashizume queria ser poeta quando crescesse. Tinha um amigo que queria ser escritor.

Aquela manhã de 6 de agosto começou como qualquer outra, conta. Como num dia típico, tomou o pequeno-almoço em casa, antes de sair para o Ministério das Comunicações em Hiroshima. A guerra exigia que crianças ocupassem os lugares deixados pelos homens que estavam em combate. Como tantos outros adolescentes, Bun tinha deixado a escola para ir trabalhar. Era lá que estava quando tudo aconteceu.

A animação mostra as memórias de Bun Hashizume que, infelizmente, são bem reais. Espreite.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR