Rádio Observador

Sushi

No quiosque mais bonito de Lisboa há sushi e gelados

754

A classificação é subjetiva por isso vamos a factos: a marca Noori tomou conta do único quiosque Arte Nova da cidade. Mas o sushi é opcional, também há gelados da Artisani a completar a oferta.

Autor
  • Tiago Pais

Este texto podia nunca ter acontecido. Em novembro de 2012, o jornal Público noticiava que o futuro do único quiosque Arte Nova da cidade, situado no jardim da Burra, junto à Basílica da Estrela, podia passar pela demolição. Não passou, felizmente. A Câmara Municipal de Lisboa resgatou a estrutura e abriu um concurso público para a sua concessão, ganho pela MCO, a empresa responsável pelo vizinho Mercado de Campo de Ourique. Assim, durante os primeiros meses desta existência renovada o espaço funcionou como extensão do dito mercado. Mas já não é assim. De há uma semana a esta parte é a marca Noori — cujo fundador, Diogo Sousa Coutinho, é um dos sócios da MCO — que está a explorar o (belíssimo) quiosque.

quiosque anos 60 arnaldo madureira

Nos anos 60, o quiosque servia a companhia de táxis da Estrela.
(foto: © Arnaldo Madureira / Arquivo Municipal de Lisboa)

“Não é que as nossas lojas não sejam agradáveis, mas sentimos que precisávamos de sair para a rua, fugir dos espaços comerciais e este quiosque é perfeito para isso”, explica Diogo, que conhece bem a sua história atribulada. “Durante a reabilitação aproveitámos os gansos, os ornamentos do telhado mas de resto tivemos de fazer do zero, sempre fiéis ao original”, explica.

NOORI QUIOSQUE TP28

Em 2015, o Sushi Kioosk (assim mesmo, com dois ‘o’) serve sushi. E gelados da Artisani.
(foto: © Tiago Pais / Observador)

A ementa deste Noori é mais pequena que a das oito lojas já existentes (em Lisboa, Cascais e Porto), centrando-se naquilo que consideram os produtos chave da marca. Servem-se, claro, temakis, os cones de sushi que Diogo viu no Brasil e decidiu trazer para Portugal em 2009, mas também sashimi de salmão, caixas de quatro tipos de rolos de sushi e as bebidas da praxe, com uma adição importante, a ginginha — o que se compreende, tendo em conta a frequência turística da zona. Não menos relevante é a parceria, no capítulo das sobremesas, com a geladaria Artisani. Mónica Marques, responsável de marketing do Noori, refere que este espaço deve ser encarado como o “secret spot deste verão”. Está desvendado.

Nome: Noori Sushi Kioosk
Morada: Jardim da Burra (Estrela), Lisboa
Horário: Todos os dias, das 12h à 00h

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)