A multinacional indiana Zomato escolheu Lisboa para ser a sede da empresa na Europa pela “forte vertente tecnológica”, pela celeridade e pelo “entusiasmo” com que as pessoas aderem a novas aplicações móveis, pela localização geográfica e pelo “talento” das pessoas.

“O facto de Portugal ser um país com uma forte vertente tecnológica, onde as pessoas são ‘app savvy’ e aderem com rapidez e entusiasmo a novas ‘apps’, foi um dos fatores decisivos para a escolha de Lisboa”, afirma Miguel Ribeiro, que vai passar a liderar a equipa europeia.

Com esta mudança, uma outra: Miguel Ribeiro, que lançou a Zomato em Portugal, passa a assumir a responsabilidade pelos mercados europeus. E alerta: a Zomato procura um novo líder para a equipa portuguesa.

“A localização geográfica e os fáceis acessos aos principais aeroportos europeus tornam Portugal um país apetecível para investir, juntando a isso o facto de que, desde o início, a Zomato tem encontrado pessoas com talento e drive necessários para elevar o negócio no continente europeu e que vão dar apoio à equipa internacional que vai ser formada”, acrescenta Miguel Ribeiro.

O português é agora responsável pelas áreas de Vendas, Marketing e Operações dos sete países onde a empresa está presente na Europa – Portugal, Reino Unido, Itália, Irlanda, República Checa, Eslováquia e Polónia. É ele quem vai liderar a equipa que vai desenvolver cada um destes mercados, bem como a expansão para outros países da Europa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos dois escritórios que a empresa tem em Lisboa e no Porto, trabalham 45 pessoas, mas quer contratar mais para a área comercial, na capital, bem como aquele que será o Country Manager  do mercado português.

“Estamos à procura de alguém inspirador, que arregace as mangas e se foque nos resultados e crescimento da Zomato em Portugal”, acrescenta Miguel Ribeiro.

A Zomato é uma app de descoberta de restaurantes, que disponibiliza informação sobre mais de um milhão de restaurantes em 22 países. Em Portugal, a plataforma conta com 1,2 milhões de visitas por mês.

Lançada em 2008 por Deepinder Goyal e Pankaj Chaddah, a startup recebeu um total de cerca de 147 milhões de euros em sete rondas de investimento, cobertas pelas capitais de risco Sequoia Capital, Vy apital e Info Edge. No último ano, a Zomato fez nove aquisições e entrou no mercado norte-americano e australiano.