John Kerry vai encurtar a sua visita a Londres, para onde viaja na sexta-feira – e planeava ficar até domingo -, para se deslocar também à capital alemã.

“Ambos vão discutir uma série de assuntos bilaterais, incluindo os temas relacionados com as migrações e os refugiados na Europa”, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby. A visita a Berlim ocorre três dias antes da cimeira extraordinária dos líderes dos países da União Europeia, convocada para 23 de setembro, para discutir a crise dos refugiados.

Os compromissos anunciados nos últimos dias por países como a Alemanha, França e Reino Unidos para fazer frente à crise aumentaram a pressão para que os Estados Unidos se envolvam no problema. A Casa Branca anunciou a semana passada que os Estados Unidos vão acolher 10.000 refugiados sírios durante o novo ano fiscal, que começa a 01 de outubro.

Em Londres, John Kerry vai discutir com o chefe da diplomacia britânica, Philip Hammond, a crise na Síria e a situação dos refugiados na Europa. Na capital britânica, John Kerry vai reunir-se também com o titular da pasta dos Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes Unidos, Abdullah bin Zayed al Nahyan.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR