Uma semana depois da Standard and Poor’s, a agência Fitch explicou esta sexta-feira porque mantém a notação de crédito de Portugal em BB+, o nível mais elevado antes de sair da gama de ratings considerados mais arriscados.

A agência de rating norte-americana argumenta que tal “reflete o reequilíbrio gradual da economia, apoiada por reformas estruturais em áreas como o trabalho e mercados de produtos.”

A Fitch considera que a recuperação económica vai ajudar a diminuir o déficit fiscal para um valor abaixo de 3% do PIB e espera que a dívida desça para 127,9% do PIB no final de 2015.

A agência de rating vê um “reequilíbrio e um aumento recente da competitividade” da economia portuguesa, que considera dever-se às “reformas estruturais feitas no marcado de trabalho e no mercado dos produtos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda assim, a agência menciona a diminuição do ritmo da consolidação orçamental, que justifica pelo facto de Portugal se aproximar das suas eleições legislativas.

A Fitch prevê ainda que não aconteçam mudanças profundas no período pós eleitoral, já que “as duas maiores forças políticas que lideram as sondagens (…) são ambas pró-europeias e centristas”.

Ainda assim, nota a agência, o equilíbrio das duas forças partidárias – Coligação Portugal à Frente e Partido Socialista – tornam possíveis vários cenários,  que não deixam de acrescentar incerteza ao futuro próximo da economia nacional.

Até porque, acrescenta a agência, “se planeia a reversão de algumas das medidas de consolidação” orçamental recentemente levadas a cabo. Para além disso, há dados menos positivos na economia portuguesa, como as “baixas taxas de investimentos e as tendências demográficas negativas”.

Outro dos aspetos que fazem com que a Fitch mantenha alguma precaução quanto ao crescimento da economia portuguesa devem-se “ao falhanço em vender o Novo Banco na data planeada”, o que  “aumentou a incerteza relativamente ao valor do banco e à qualidade dos seus ativos”.

Notícia corrigida às 22h25 — de “Fitch sobe Portugal para nível BB+” para “Fitch mantém Portugal no nível BB+”.