“Conseguem ouvir-me agora?” É assim que Edward Snowden dá o pontapé de partida à conta que acaba de criar no Twitter. Não sabe de quem estamos a falar? Trata-se do responsável pela maior fuga de informação da história, que pôs a descoberto os programas de espionagem da Agência de Segurança norte-americana (NSA) enquanto lá trabalhava. Atualmente, encontra-se exilado na Rússia, enquanto os EUA procuram condená-lo por traição.
Can you hear me now?
— Edward Snowden (@Snowden) 29 setembro 2015
Para já — e em pouco mais de três horas — Snowden caminha a passos largos em direção aos 500 mil seguidores. Já trocou mensagens com o astrofísico Neil deGrass Tyson, sempre com uma boa dose de humor. Mas, acima de tudo, lança farpas à agência para a qual trabalhou, sendo até a única conta que segue na rede social. “Dantes trabalhava para o Governo. Agora trabalho para o público”, escreve no perfil.
Meanwhile, a thousand people at Fort Meade just opened Twitter.
— Edward Snowden (@Snowden) 29 setembro 2015
“Entretanto, mil pessoas em Fort Meade [sede da NSA] acabam de criar conta no Twitter.”
Feeling a Geek vibe. Edward @Snowden, the man behind the global mass surveillance revelations. Welcome to @twitter.
— Neil deGrasse Tyson (@neiltyson) 29 setembro 2015
“A sentir-me geek. Edward @Snowden, o homem por detrás das revelações da vigilância em massa. Bem-vindo ao @twitter.”
.@neiltyson Thanks for the welcome. And now we've got water on Mars! Do you think they check passports at the border? Asking for a friend.
— Edward Snowden (@Snowden) 29 setembro 2015
“@neiltyson Obrigado pelas boas-vindas. E agora temos água em Marte! Achas que controlam os passaportes na fronteira? Pergunto para um amigo.”
.@neiltyson Surveillance never sleeps, and secret projects @FreedomofPress are keeping me busy, but I still find time for cat pictures.
— Edward Snowden (@Snowden) 29 setembro 2015
Neil deGrasse Tyson: “E, Ed @Snowden, fico contente em saber que o teu longo exílio não afetou o teu sentido de humor. Tens andado ocupado?”
“Edward Snowden: “@neiltyson A vigilância nunca descansa e os projetos secretos do @FreedomofPress mantêm-me ocupado, mas ainda arranjo tempo para ver fotografias de gatos.”
Editado por Diogo Queiroz de Andrade.