Sem nova reunião marcada com a coligação PSD-CDS, António Costa desdobra-se em contactos para preparar o país e a Europa para um governo por si liderado e apoiado pelo Bloco de Esquerda e o Partido Comunista. Na véspera de voar até Bruxelas para uma reunião do Partido Socialista Europeu antes da Cimeira de líderes dos 28 da UE, o líder socialista reúne-se esta quarta-feira com todos os embaixadores dos países da UE e com a representante da Comissão Europeia em Portugal. A mensagem que tentará passar deverá ser a mesma que foi transmitida, na terça-feira, às agências internacionais Reuters e France Presse: “A Europa pode ficar descansada”.

Investidores, diplomatas, socialistas europeus. Como quem risca vistos numa lista de compras na mercearia, António Costa corre para preparar o terreno e atenuar eventuais receios externos quanto à possibilidade de ser formado um governo liderado pelo Partido Socialista – um partido que “não é o Syriza“, como garantiu ontem nas entrevistas dadas às agências noticiosas internacionais.

O impasse na formação de governo e a abertura do PS para um governo com o Bloco de Esquerda e os comunistas chegou lentamente ao radar dos investidores estrangeiros. Mas, no final da semana passada, como o Observador avançou em primeira mão, pelo menos duas financeiras da City londrina enviaram analistas a Lisboa para visitas rápidas que permitissem, in loco, perceber qual era a real probabilidade de emergir das eleições um governo de esquerda.

Depois de uma primeira semana (após as eleições) em que António Costa se concentrou nas movimentações internas, o líder socialista alargou o espectro no início desta semana e virou-se para fora, tentando abrir avenidas do Largo do Rato para a Europa, passando por São Bento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De que é a que a Europa tem medo?

Ao longo dos últimos meses, as notas de análise dos bancos de investimento europeus reconheciam a incerteza nas sondagens mas desdramatizavam a probabilidade de que, como se confirmou, nenhum partido ter maioria absoluta. Em fevereiro o banco alemão Commerzbank escrevia aos seus clientes e investidores que Portugal era “igual a Espanha mas com menos risco político”. Considerava, na altura, “improvável” que a coligação conseguisse vencer as eleições e apostava numa vitória do PS. Mas uma vitória do PS com entendimentos à direita, possivelmente com o CDS-PP. Isto porque, à esquerda havia, apenas, “posições extremistas“.

Outro banco de investimento que se pronunciou sobre Portugal antes das eleições foi o Morgan Stanley. O banco norte-americano já previa que a ausência de maioria poderia “significar negociações longas e volatilidade política, sobretudo porque governos minoritários são acontecimentos raros em Portugal e os partidos não estão habituados a este tipo de situação”, receava o Morgan Stanley. O consenso terá, contudo, de existir, porque é dele que dependem as reformas adicionais de que o país necessita. Portugal “ainda tem trabalho a fazer”, caso contrário a recuperação recente não será mais do que cíclica e existe um “risco de recaída”.

Ciente de que os investidores estrangeiros passaram os últimos meses a ler, amiúde, relatórios como este, António Costa garantiu que “a Europa pode estar descansada, porque o PS não é o Syriza” (um dos analistas ouvidos pelo Observador no texto publicado na noite de domingo dizia que se começasse a cheirar a Syriza, os mercados poderiam virar-se contra Portugal). Mas o líder socialista sabe que nunca algum investidor ou analista estrangeiro equiparou o PS ao Syriza – comparou ao Syriza, sim, os partidos com quem António Costa admite agora coligar-se.

Ficar no euro é uma “linha vermelha”

Por saber isso, deixou uma garantia: “quer o PCP quer o Bloco de Esquerda aceitaram discutir com o PS a viabilização de um governo sem pôr em causa os compromissos internacionais e europeus de Portugal”, garantiu o líder do PS numa das entrevistas que deu na terça-feira. Os investidores que leram as entrevistas à Reuters e à AFP ficaram a saber, pela boca de Costa, que a permanência na zona euro é uma “linha vermelha” para o PS. De resto, refira-se que o Syriza nunca teve qualquer intenção declarada de sair do euro, ainda que o confronto – “tonto”, na análise posterior de Costa – que Tsipras e Varoufakis encetaram desde janeiro terá quase levado a que isso acontecesse.

Hoje, os diplomatas europeus devem ouvir de António Costa a mesma mensagem de tranquilidade. O líder socialista deverá repetir o que já disse por várias vezes nos últimos dias. No final da reunião infrutífera com Passos Coelho e Paulo Portas de terça-feira, António Costa garantiu que o objetivo do PS “não é abrir uma nova crise”. “Pelo contrário, queremos contribuir para estabilizar a zona euro com uma política que promova o crescimento, o emprego e que dê respostas à crise social em Portugal”, rematou António Costa.