Tomar duche com água excessivamente quente pode danificar a saúde da sua pele. Pelo menos é o que afirma a dermatologista norte-americana Sejal Shah na revista “Woman’s Health”, citada pelo diário espanhol El Confidencial. 

Segundo a especialista, a temperatura da água do duche não deve exceder os 40 graus, já que um calor extremo faz com que a pele se torne mais seca e perca a [sua] cor natural. Para além disso ainda provoca a descida da pressão arterial, que no limite pode provocar tonturas e até desmaio, num sítio onde uma queda pode ter consequências desastrosas.

Mas os banhos quentes são recomendáveis em algumas situações. Entre os benefícios encontra-se, por exemplo, o efeito da água quente na abertura dos poros da pele. Assim, se colocada diretamente sobre o rosto (algo que não deve ser feito diariamente, nem com uma temperatura excessiva), em jatos de chuveiro, pode dar um maior brilho à cara, trazendo benefícios estéticos, relata o El Confidencial. Outra medida alternativa, que garante os mesmos efeitos e que envolve ainda menos riscos, consiste em aproveitar apenas o vapor da água do duche, que por si só já ajuda na limpeza e purificação da pele.

Mas os duches quentes também podem trazer efeitos menos positivos e não apenas para a saúde. Quem nunca se sentiu mole e sonolento depois de um duche quente? Se for tomado antes de dormir é o ideal para evitar insónias e ter um sono de qualidade. Porém, se tomado de manhã, talvez já não seja tão recomendável.

Isto acontece porque, ao sairmos de um duche quente deparamo-nos com uma temperatura mais baixa, o que origina uma redução da nossa temperatura corporal. E é precisamente essa redução da temperatura que leva a que nos sintamos mais moles e sonolentos após um duche quente, visto que é quando a temperatura baixa que o cérebro se sente preparado para dormir.

O segredo para o combater? Baixar a temperatura da água antes de sair do duche, e aguentar por uns segundos. Tal dar-lhe-á a energia necessária para sair do duche bem desperto e pronto para um dia de trabalho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR