Rádio Observador

Astronomia

Cometa Catalina: passa agora e talvez nunca mais

O cometa Catalina foi descoberto há dois anos, na noite de Halloween. Este mês estará visível a olho nu com o seu tom verde e poderá ser a única passagem pelo Sol que a humanidade pode observar.

O cometa Catalina visto a 11 de agosto de 2015 por Ian Sharp a partir da Austrália

Ian Sharp via NASA

A noite de 31 de outubro é especial, pelo menos para os astrónomos. Faz precisamente dois anos que foi descoberto o cometa Catalina, pelo Catalina Sky Survey, um centro de observação do espaço na Universidade do Arizona (Estados Unidos). Quando foi observado pela primeira pensava-se que se tratava de um asteroide – daí a designação US10 no nome de código (C/2013 US10) -, mas depois confirmou-se que era mesmo um cometa.

Expulso da Nuvem de Oort, provavelmente devido à colisão com outro corpo celeste, Catalina está numa viagem em direção ao Sol há um milhão de anos, referiu o blogue Telescopes.com. Depois de dar a volta ao Sol, pode voltar para o espaço profundo e nunca mais cá voltar.

A localização do cometa Catalina, no dia 25 de novembro, aos olhos de um observador em Lisboa - OAL/FCUL

A localização do cometa Catalina, no dia 25 de novembro, aos olhos de um observador em Lisboa – OAL/FCUL

Catalina, o cometa C/2013 US10, tem vindo a aumentar o brilho no céu e nos últimos dias de novembro será possível vê-lo a olho nu. O Observatório Astronómico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (OAL/FUCL) indica que a melhor altura para observar o cometa é dia 25, às 6 horas. Olhe na direção de sudeste, procure a constelação de Virgem no horizonte e tente aí encontrar o cometa de cabeleira verde. Mas avisamos já que vai ser um desafio.

Mais sorte poderá ter com os planetas visíveis no céu. Vénus e Marte também estarão na constelação de Virgem como o cometa. Tente olhar a este antes do raiar da aurora, recomenda o OAL. Também a este e pela madrugada aparece Júpiter, mas na constelação de Leão. Para aqueles que preferem observações noturnas, ou pelo menos ao anoitecer, Saturno estará na constelação de Escorpião a sudoeste.

planetas-horas_novembro

Ainda a percorrer o céu noturno estarão as chuvas de meteoros das Oriónidas e das Leónidas. Mas, como alerta o OAL, “nesta altura do ano, o céu encontra-se habitualmente muito nublado, o que dificulta a observação”. O pico de atividade das Oriónidas, cujos meteoros resultam da passagem do cometa Halley, foi em outubro e acaba a 7 de setembro.

Já as Leónidas, que como o nome indica parecem sair da constelação de Leão, vão ter a sua atividade entre os dias 6 e 30 de novembro. As Leónidas são meteoros que entram na atmosfera da Terra vindos do rasto da passagem do cometa Tempel-Tuttle em 1998 – e que só voltará ao centro do sistema solar em 2031.

Como a constelação de Leão só começa a aparecer no céu depois da meia-noite a nordeste, vai ter de esperar pela segunda metade da noite para ver alguma coisa. No dia 18 de novembro, às 4 horas, quando se dá o pico de atividade, podem ver-se 100 meteoros por hora. Aproveite o fim de semana e tente a sua sorte, mas já sabe que tem de se afastar dos centros urbanos porque a poluição luminosa não é amiga destas observações.

Fases-da-Lua-novembro

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Texto de Vera Novais, grafismo de Andreia Reisinho Costa.
Proponha uma correção, sugira uma pista: vnovais@observador.pt
Mar

O mar /premium

João Cameira

Seria porventura ajuizado trabalharmos colectivamente para sermos os melhores do mundo numa área onde, comprovadamente, já demos provas cabais da nossa excelência – o mar.