435kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

O que aconteceu ao sol?

Um feixe de luz surgiu na última semana durante o pôr-do-sol. O que era? Este fenómeno está relacionado com a ocorrência de tempestades solares?
Resposta Pronta

Novo buraco negro "é uma descoberta incrivel!"

O astrónomo José Augusto Matos explica em que consiste este corpo celeste, a importância da descoberta, e o perigo que a Terra enfrentaria em caso de proximidade com este objeto.
Ciência Pop

Números: do zero ao maior do mundo

No Ciência Pop desta  semana andamos às voltas com os números.mO zero é um número? E qual o maior número do mundo? E o que é a proporção áurea?
Ciência Pop

A estatística é como o biquini?

Quantas realidades se podem esconder numa estatística? E qual a importância da amostra na criação de uma estatística? A quantidade importa? E qual a diferença entre média e mediana?

Vénus e Júpiter "encontram-se" este fim de semana

Quem assistir ao "encontro" entre Júpiter e Vénus este fim de semana pensará que os planetas estão quase a tocar-se, mas, na realidade, estarão a milhões de quilómetros de distância.

Dó, Ré, Mi, Fa, Sol, Lá ... Ciência e Música

A arte de conjugar sons encerra um imenso conjunto de processos científicos e convenções. Talvez a mais conhecida dessas convenções seja a que deu origem à nota musical Lá.

Como a Ciência pode ajudar combater a Fome

A fome é um dos maiores flagelos da história da Humanidade. Como é que a Ciência  - e os cientistas - pode ajudar a combater a carência e insegurança alimentares?
Ciência Pop

Genoma humano sequenciado. E agora?

Faltavam apenas 8 por cento. Agora o genoma humano está, finalmente, sequenciado na sua totalidade! O que significa isto e que caminhos se abrem no domínio da genética?

Impacto na Ciência das sanções à Rússia

Que projetos científicos vão ficar comprometidos com o isolamento da Rússia? E o que vai acontecer à cooperação internacional no domínio espacial? São perguntas da edição deste semana do Ciência Pop.

Tremores "da" Terra

A propósito da crise sísmica nos Açores, recordamos os maiores sismos no arquipélago e no continente. Porque há tantos sismos nos Açores? E quais são as regiões do continente com maior risco sísmico?

Portugal Jurássico

Que animais habitavam Portugal há milhões de anos? Que dinossauro dominava o país? E porque razão encontramos mais vestígios de dinossauros na região oeste?
Ciência Pop

Energia geotérmica é o futuro?

Pode a energia geotérmica reduzir a nossa dependência dos combustíveis fósseis? E o calor existente no interior da terra é uma fonte infinita de energia?

Ciência da Paz e da Guerra

Numa altura em que a Europa volta a estar em Guerra, recordamos o clássico "Porquê a Guerra?" de Albert Einstein e Sigmund Freud e alguns vilões ligados à guerra.

Fissão Nuclear vs Fusão Nuclear

O que distingue estas duas formas de produção de energia nuclear? Quando será viável a fusão nuclear? E quais as suas vantagens em relação à fissão?

Chuva artificial funciona?

À medida que os períodos de seca se intensificam, a Ciência procura soluções para combater o fenómeno. Fazer chover de forma artificial pode salvar-nos da seca?
Ciência Pop

Como funciona um painel solar?

Estão nos telhados das nossas casas. Mas, afinal, como funcionam os painéis solares? Que tecnologia é usada para, a partir de um raio de sol, produzir-se eletricidade?
Ciência Pop

Há grutas e cavernas em todo o país?

Onde estão as maiores e mais profundas grutas do país? Mergulhamos no subsolo português para descobrir rios, lagoas e galerias subterrâneas com o professor Carlos Fiolhais.
Ciência Pop

O que há no fundo do Mar?

É uma das zonas menos exploradas do Planeta e a história da sua exploração é feita de vários capítulos. O que há no fundo dos Oceanos que nos maravilhe?
Ciência Pop

O que havia antes do Big Bang?

O Universo "nasceu" há 14 mil milhões de anos. Que dinâmicas determinaram a criação do  nosso mundo e, sobretudo, o que existia antes do Big Bang?
Resposta Pronta

Hoje, fique atento. Um asteroide aproxima-se

Esta noite, por volta das 21h30, o asteroide "1994 PC1" vai passar próximo do planeta. Para explicar este e outros fenómenos, oiça aqui o astrónomo José Augusto Matos.
Ciência Pop

Estamos "obcecados" com Marte?

As missões espaciais a Marte têm-se multiplicado nos últimos anos. O que há no chamado  planeta vermelho que justifique tanta atenção?

O Nuclear é verde?

A Comissão Europeia pretende atribuir o selo "verde" à energia nuclear. Há razões científicas que justifiquem esta decisão? Como se produz energia nuclear?

2022: centenário de Tutankamon

Em 1922 foi descoberto, no Egito, o túmulo de Tutankamon. Que artefactos foram descobertos? Que importância teve esta descoberta? É verdadeira a "maldição" da múmia?
Ciência Pop

Qual a origem do "veneno" à mesa das festas?

Como é que o açúcar - consumido em excesso no Natal - entrou na nossa alimentação? E que influência tiveram os Descobrimentos na sua proliferação pelo mundo?
Astronomia

Astrónomos identificam 70 novos planetas errantes

Estudo publicado na revista da especialidade Nature Astronomy sugere que poderão existir milhares de milhões destes planetas gigantes a "vaguearem" pela Via Láctea sem estrela hospedeira.

"Revolução atrás de revolução" com novo telescópio

David Sobral espera "obter alguns dos dados mais profundos" com o novo telescópio espacial James Webb, que há de revelar as primeiras galáxias e estrelas, planetas extrassolares e buracos negros.
Ciência Pop

Porque celebramos o Natal?

Apesar de ser uma festa religiosa, o Natal pode ter explicações científicas baseadas na astronomia e nas estações do ano. O professor Carlos Fiolhais apresenta pistas.

A história da bicicleta

No capítulo da história dedicada à mobilidade, a bicicleta ganha destaque. Quem inventou este objeto que serve milhões de pessoas em todo o mundo e faz sonhar milhões de crianças?
Ciência Pop

Podemos antecipar as doenças dos futuros humanos?

Estaremos a caminho de criar super-humanos? Como? A edição genética é uma realidade e levanta questões éticas e morais importantes.
Astronomia

Descoberto planeta "parecido" com Marte e Mercúrio

Para a equipa que conduziu a investigação, o GJ 367b pode eventualmente ter planetas "parceiros habitáveis", isto é, com condições para ter água líquida à superfície.

Como "nasceu" o Tempo?

Quando é que surgiu a noção de tempo? E quando é que se começou a contar o tempo? E o tempo é, afinal, uma medida ou uma abstração? O professor de física, Carlos Fiolhais, responde.
Ciência Pop

A Terra é redonda. E o Universo?

Sabia que o Universo é plano? Recorrendo aos princípios da geometria euclidiana, o professor de Física Carlos Fiolhais explica porquê.

Amor Sideral

A Nasa garante que ainda não foram praticados atos sexuais no espaço. Mas sexo no espaço, em ambiente de microgravidade, é possível? As respostas com o professor de Física, Carlos Fiolhais.
Ciência Pop

Como se descobrem planetas?

Recentemente foi descoberto o primeiro planeta fora da nossa galáxia, a 28 milhões de anos-luz. Como foi possível descobrir um corpo celeste que se situa tão distante da Terra?

As cidades e as Alterações Climáticas

Porque é que as cidades são tão importantes no combate às alterações climáticas? A pergunta surge numa altura em que a cidade de Glasgow, na Escócia, recebe a COP26.
Espaço

Mancha Vermelha de Júpiter é ainda mais profunda

Estudo divulgado "sugere a presença de processos dinâmicos de pequena escala, como precipitação e correntes descendentes, em níveis muito mais profundos do que o esperado anteriormente".

A Terra está em fúria?

O que explica a existência de vulcões e sismos? Estes fenómenos geológicos são mais recorrentes no contexto das alterações climáticas? O divulgador científico Carros Fiolhais explica.

Nobel da Física, Moda e Estorninhos

Todas as semanas, com a ajuda do Professor de Física Carlos Fiolhais, explicamos conceitos, desfazemos erros e desmistificamos ideias. Tudo com base na Ciência.
Planetas

Astrónomos detetam vapor de água em lua de Júpiter

O satélite natural Europa tem à superfície uma temperatura de 170 graus Celsius negativos. Acredita-se que debaixo da sua camada de gelo haja um vasto oceano.
Espaço

ESA divulga imagem de Vénus captada por sonda

Foi divulgada pela a Agência Espacial Europeia uma imagem de Vénus captada por uma das câmaras do módulo de transporte da sonda BepiColombo, quando o engenho estava a 1.573 quilómetros do planeta.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.