Os presidentes de Taiwan, Ma Ying-jeou, e da República Popular da China, Xi Jinping, vão reunir-se no sábado em Singapura, no que será um histórico primeiro encontro, anunciou hoje uma fonte oficial de Taipé.

Os dois Presidentes “vão trocar pontos de vista sobre os assuntos relacionados com as relações entre os dois lados do estreito da Formosa”, disse um porta-voz do governo de Taiwan.

De acordo com o porta-voz, Charles Chen, não está previsto qualquer acordo ou declaração conjunta sublinhando que o encontro se destina a “garantir a paz nos dois lados do estreito”.

O encontro entre Ma e Xi será o primeiro ao mais alto nível entre as duas partes, que mantém contactos informais a nível diplomático.

A República da China, na ilha de Taiwan, foi proclamada após o final da guerra civil da China em 1949, quando as forças do Partido Nacionalista (Kuomintang) liderado pelo general Chiang Kai-shek se retiraram do continente chinês após a vitória dos comunistas de Mao Zedong, que proclamou a implantação da República Popular da China.

O governo de Pequim considera Taiwan como uma “província renegada” e ameaça regularmente com o uso da força para impedir quaisquer tentativas de declaração de independência da ilha nacionalista.

Taiwan funciona na prática como um país independente, mas oficialmente a grande maioria dos países reconhece apenas a República Popular da China.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR