Tratados Internacionais
Fronteiras

Tratado de Timor com Austrália é "marco histórico"

O Presidente da República timorense olha para o tratado como uma "expressão da boa-fé e segurança nas relações" entre Timor e "os demais Estados e sujeitos de direito internacional".
Tratados Internacionais

Bolsonaro assume liderança de Mercosul

Presidência rotativa do bloco fica, assim, nas mãos do Brasil durante os próximos seis meses. A prioridade será a revisão do acordo comercial com a UE.
Tratados Internacionais

Madrid e Londres assinam tratado sobre Gibraltar

Assinatura do tratado serve propósito de combater a fraude fiscal e o branqueamento de capitais. Este é o primeiro acordo que Espanha assina com o Reino Unido sobre Gibraltar desde o de Utrech.
Rússia

Tratado Nuclear. Moscovo descarta nova Guerra Fria

O MNE russo afirma que Moscovo não pretende participar numa corrida armamentista, "que caracterizou a Guerra Fria", mas "reagirá às ameaças" que poderão surgir da saída dos EUA do tratado nuclear.
Tratados Internacionais

Putin e Abe discutem tratado suspenso desde 1945

Putin referiu que a Declaração coloca como condição a assinatura do tratado, enquanto Shinzo Abe admitiu que não é fácil resolver problemas que permanecem há mais de 70 anos, mas que devem fazê-lo.
Rússia

Alemanha: Rússia pode salvar o tratado nuclear

O presidente Donald Trump já anunciou a saída dos EUA do tratado nuclear com Rússia. O ministro dos negócios estrangeiros da Alemanha acredita "que a Rússia pode ainda salvar o tratado".
Vladimir Putin

Rússia vai desenvolver mísseis se EUA o fizerem

Vladimir Putin faz anúncio um dia depois de o secretário de Estado dos EUA ter anunciado que as obrigações do país perante o Tratado de Forças Nucleares Intermediárias ficam suspensas em 60 dias.
Bruxelas

Moscovici: Bruxelas precisa de "compromissos"

O comissário europeu dos Assuntos Económicos disse que Bruxelas precisa de "compromissos claros e credíveis" para não avançar com sanções. Moscovici quer respeito pelas regras.
Tratados Internacionais

Austrália e Timor assinam tratado de fronteiras 

Austrália e Timor-Leste assinam um tratado que define as fronteiras marítimas na terça-feira, em Nova Iorque. Xanana Gusmão não estará presente neste momento importante entre os dois países.
José Sócrates

Sócrates fora do aniversário do Tratado de Lisboa

1636
PS deixou José Sócrates fora da lista de convidados para as cerimónias da Assembleia da República que assinalam os dez anos de assinatura do Tratado de Lisboa. Socialista era então primeiro-ministro.
Comércio Externo

EUA pressionam UE a baixar padrões exigentes

El País cita documento divulgado pela Greenpeace com a posição negocial dos EUA no tratado de comércio que está a ser negociado com a UE onde força baixa de padrões. Negociações estão complicadas.
Europa

Bósnia apresenta hoje pedido formal de adesão à UE

A Bósnia submete o seu pedido formal de adesão à UE, um processo longo que é considerado mais uma estratégia para desviar a atenção dos problemas do país que um indicador de progressos consistentes.
Crise dos Refugiados

NATO vai participar em operação no mar Egeu

A NATO deverá "apoiar e participar numa operação" naval no Mar Egeu, para ajudar a Alemanha, a Grécia e a Turquia na crise dos refugiados, disse o secretário norte-americano da Defesa, Ashton Carter.
Coreia do Norte

UE condena ação da Coreia do Norte

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, também já reagiu à notícia vinda da Coreia do Norte, dizendo que a ação é "uma ameaça direta à paz internacional e à segurança na região".
Crise dos Refugiados

UE pressiona Turquia para receber sírios

Os ministros da UE dizem que Turquia tem dever "moral e legal" de acolher os refugiados sírios que fogem de Alepo e estão concentrados na fronteira turca.
Crise dos Refugiados

Os riscos económicos da suspensão de Schengen

A Comissão Europeia advertiu que uma suspensão do espaço de livre circulação Schengen pode ter "um impacto perturbador no crescimento económico" da União Europeia, defendendo a gestão da crise migratória ao nível europeu.
Crise dos Refugiados

Mascarados atacam migrantes no centro de Estocolmo

Várias dezenas de homens mascarados, presumivelmente ligados a grupos neonazis, dirigiram-se na sexta-feira para o centro de Estocolmo com o objetivo de agredir migrantes.
Mundo

"Excluir Estados não leva a parte nenhuma"

Ministro dos Negócios Estrangeiros alemão criticou a ameaça austríaca de excluir a Grécia do Tratado de Schengen, considerando que não ajuda a resolver a crise migratória.
Acordo Nuclear

Acordo nuclear do Irão em vigor até domingo

A entrada em vigor do acordo nuclear assinado entre Teerão e as grandes potências mundiais deverá ocorrer, o mais tardar, no próximo domingo, anunciou um dos principais mediadores iranianos.
Europa

NATO envia aviões de vigilância para a Turquia

A NATO vai enviar aviões de vigilância para a Turquia, com vista a ajudar Ancara a proteger o seu espaço aéreo, como havia previsto no início de dezembro, provocando uma onda de críticas.
União Europeia

Mitos e desmitos. TTIP negociado em segredo?

107
Nunca a negociação de um acordo semelhante ao TTIP foi tão transparente na história dos acordos celebrados pela União Europeia. E ainda bem que assim é.
Conselho de Segurança

ONU quer discutir direitos humanos na Coreia

O Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se na próxima quinta-feira para discutir as violações dos direitos humanos na Coreia do Norte. As resoluções podem ser vetadas pela China, aliado do regime.
Estado Islâmico

Rússia critica envolvimento britânico na Síria

"Consideramos que tal coligação deve assentar firmemente no direito internacional, disse o MNE russo. Isto é, ou com o aval do presidente sírio, ou com uma decisão do Conselho de Segurança da ONU.
Diplomacia

Israel não vai dar "um metro quadrado" à Palestina

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, assegurou que não vai transferir território para os palestinianos, respondendo às medidas apresentadas pela UE para acalmar as tensões na zona.
Angola

Angola ainda tem mais de 100 km2 com minas

Angola é um dos 11 países que ainda têm mais de 100 quilómetros quadrados de áreas com minas terrestres, segundo indica um relatório da International Campaign to Ban Landmines.
Crise dos Refugiados

Áustria vai construir vedação junto à Eslovénia

O governo da Áustria anunciou que vai construir uma vedação de rede de 3,7 quilómetros de comprimento na fronteira com a Eslovénia para assegurar a entrada ordenada de migrantes pelo posto fronteiriço de Spielfeld.
Crise dos Refugiados

Imperativo repor controlo de fronteiras, diz Tusk

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, advertiu que o acordo de livre circulação Schengen está à beira do colapso, mas assegurou que os 28 estão "determinados" a salvá-lo e que isso implica "repor os controlos fronteiriços".
Crise dos Refugiados

Eslovénia coloca arame farpado na fronteira

A Eslovénia começou a colocar arame farpado na fronteira com a Croácia, um dia depois de o primeiro-ministro ter anunciado a intenção de colocar "barreiras técnicas" para controlar a chegada de migrantes.
Diplomacia

Inédito. Presidentes da China e Taiwan reúnem-se

Os presidentes de Taiwan, Ma Ying-jeou, e da República Popular da China, Xi Jinping, vão reunir-se no sábado em Singapura, no que será um histórico primeiro encontro.
Aviação

Pessoal de cabine da Lufthansa anuncia greve

O sindicato do pessoal de cabine da Lufthansa anunciou uma greve entre sexta-feira e dia 13 se, até quinta-feira, não chegar a acordo com a direção da companhia quanto a questões salariais e reformas antecipadas.
Autarquias

Municípios exigem revisão urgente da legislação

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Manuel Machado, defendeu a "necessidade urgente" de rever a legislação para o poder local, adotada em 2013, que tem "erros técnicos gravíssimos" e contradições.
Refugiados

Croácia vai permitir livre passagem de migrantes

A Croácia vai permitir a livre passagem de migrantes pelo seu território, disse o primeiro-ministro croata, Zoran Milanovic.
Crise dos Refugiados

Alemanha espera 40 mil refugiados no fim de semana

A Alemanha vai receber 40 mil novos refugiados no fim-de-semana, disse esta sexta-feira em Praga o chefe da diplomacia de Berlim. "Se fecharmos as fronteiras vamos trair os nossos valores."
Crise dos Refugiados

Mais de 100 mil pedidos de asilo são de crianças 

Mais de 100 mil pedidos de asilo na Europa, um quarto do total das solicitações registadas no primeiro semestre de 2015, são crianças do Médio Oriente, segundo a UNICEF.
Migrações

Crise migratória. Merkel quer resposta europeia

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, François Hollande, pediram uma resposta "unificada" da Europa à crise migratória, numa declaração conjunta em Berlim.
Crise dos Refugiados

Bulgária envia polícia para as fronteiras

A Bulgária anunciou que está preparada para enviar forças para garantir a segurança das suas fronteiras com a Grécia e com a Macedónia face a qualquer novo afluxo de refugiados.
Refugiados

A pior "crise de refugiados" desde a II Guerra

O mundo enfrenta "a pior crise de refugiados" desde a II Guerra Mundial e a Europa deve contribuir para a resolver de uma forma "decente e civilizada", afirmou o comissário europeu para as Migrações, Dimitris Avramopoulos.
Tratados Internacionais

Wikileaks. 100 mil euros por dados do acordo UE-EUA

A Wikileaks lançou uma campanha de financiamento coletivo ('crowdfunding') de uma recompensa de 100.000 euros para quem fornecer informações privilegiadas sobre o acordo de comércio livre.
Refugiados

Polícia alemã quer controlo de fronteiras

O Sindicato da Polícia da Alemanha pediu a reintrodução do controlo de fronteiras internas na Europa e um reforço dos efetivos policiais para suster o fluxo recorde de refugiados que chegam ao país.
Ciência

Cientistas norte-americanos elogiam acordo nuclear

Cerca de 30 investigadores saudaram o acordo iraniano como grande conquista no domínio da segurança numa carta ao presidente norte-americano, revelou este sábado o New York Times.
Tratados Internacionais

Rússia reivindica 1 milhão km2 do Ártico

A Rússia submeteu oficialmente às Nações Unidas a reivindicação de 1,2 milhões de quilómetros quadrados do Oceano Ártico, centro de crescentes tensões entre os países costeiros.
Diplomacia

Nuclear iraniano: negociações terminaram

O anúncio do resultado da negociação entre Teerão e as potências mundiais sobre o programa nuclear iraniano foi adiado para hoje, informaram fontes diplomáticas em Viena.
Irão

Acordo nuclear "não tem limite temporal", diz Irão

O Irão e o chamado grupo dos 5+1 (Reino Unido, China, França, Alemanha e Rússia) estão a tentar limitar a capacidade do Irão construir armas nucleares, mas o país tem quebrado todos os prazos.
Irão

Mundo nunca esteve 'tão perto' de acordo nuclear

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Javad Zarif, declarou hoje que o Irão e as grandes potências do grupo 5+1 nunca estiveram "tão perto" de um acordo duradouro sobre o dossiê nuclear.
Guerra

Ucrânia. Combates violentos podem recomeçar

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, advertiu para o risco de regressar aos violentos combates no leste da Ucrânia e instou a Rússia a suspender o apoio aos separatistas pró-russos.
Mundo

Obama: quer discutir sanções à Rússia na cimeira

Enquanto Obama se preocupa com Rússia, Irão e EI, Merkel quer que as maiores potências mundiais confirmem o seu compromisso de limitar o aquecimento do planeta num máximo de dois graus centígrados.
Manifestações

20.000 manifestam-se em Munique contra o G7

Cerca de 23.000 manifestaram-se em Munique em protesto contra a cimeira do G7, que decorrerá no dia 7 e no dia 8 de junho naquela cidade do sul da Alemanha.
Refugiados

ONU discute crise dos imigrantes no Mediterrâneo

O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai realizar uma reunião extraordinária na próxima semana para discutir formas de responder à crise dos imigrantes no Mediterrâneo.
Futuro da Grécia

Grécia. "Caminho difícil" caso não haja acordo

Vice-primeiro-ministro grego Ioannis Dragasakis disse ao jornal grego To Vima que "o caminho" pode tornar-se ainda mais difícil se não for alcançado um acordo com os credores até ao fim de junho.
Naufrágios

ONG pede reunião sobre imigração

104
Organização não-governamental Save the Children pediu uma reunião de emergência entre todos os líderes da União Europeia para que se consiga um acordo que ponha fim aos naufrágios no Mediterrâneo.
Futuro da Grécia

Atenas vai assinar acordo energético com a Rússia

Quem dá a notícia é a revista alemã Der Spiegel, que refere que o acordo com Moscovo vai ser assinado na terça-feira e vai permitir a Atenas liquidez a curto prazo.
Armamento Nuclear

Irão pressiona fim das sanções económicas

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão lembrou os EUA que o pacto anunciado sobre o programa nuclear iraniano exige "eliminar, não suspender" as sanções contra o país.
Futuro da Grécia

Comunistas gregos manifestam-se contra o governo

Alguns milhares de simpatizantes do Partido Comunista da Grécia manifestaram-se em frente ao Parlamento de Atenas contra o acordo entre o Governo do Syriza e a União Europeia.
Manifestações

Grécia: Marcha em Lisboa junta 50

406
Cerca de meia centena de pessoas está concentrada no Largo de Camões, na baixa lisboeta, numa manifestação de solidariedade com a Grécia.
Atentados de Paris

UE reúne para rever Tratado de Schengen

279
A presidência letã da União Europeia vai convocar de emergência um Conselho de Ministros da Justiça e do Interior, no qual o Tratado de Schengen será revisto, no seguimento dos atentados em França.
Nações Unidas

Tratado sobre comércio de armas entra em vigor

O primeiro tratado internacional sobre o comércio de armas clássicas, negociado em 2013 sob a égide da ONU, entra em vigor esta quarta-feira.
Conflito na Ucrânia

Rússia ameaça retaliar contra os EUA

130
Rússia ameaçou tomar medidas de retaliação contra os Estados Unidos após a adoção de um projeto que autoriza a venda de "armas letais" para a Ucrânia e novas sanções contra Moscovo.
Conflito na Ucrânia

Rússia vai retaliar a sanções dos EUA

Vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Ryabkov, declarou que a Rússia vai reagir às novas sanções ditadas pelos Estados Unidos devido à crise política e militar na Ucrânia.
Comércio

Um milhão contestam acordo entre UE e EUA

Plataforma contra um acordo de comércio livre e investimento entre União Europeia e Estados Unidos entregou à Comissão Europeia uma petição com mais de um milhão de assinaturas.
Ébola

G20 compromete-se a erradicar epidemia do ébola

Os dirigentes dos países mais ricos do mundo prometeram hoje fazer o possível para "erradicar" a epidemia de Ébola, durante uma reunião do G20, na Austrália.
Diplomacia

Barack Obama em Pequim, primeira paragem na Ásia

O Presidente norte-americano Barack Obama chegou hoje a Pequim, para iniciar um périplo asiático durante o qual vai ter encontros com o homólogo chinês Xi Jinping antes de seguir para a Birmânia e Austrália.
Ébola

ONU agradece à Bolívia um milhão de dólares

O Presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou esta semana a doação de um milhão de dólares às Nações Unidas "para evitar a expansão desta epidemia nalguns países de África".
Conflito na Ucrânia

Caravana de 220 veículos russos entra na Ucrânia

A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa confirmou hoje que uma caravana de 220 veículos russos entrou na Ucrânia através do posto de Donetsk, sem terem avisado as autoridades.
Mundo

Sanções contra Rússia podem ser conhecidas quinta

Os 28 países pedem ao Executivo comunitário e à chefe da diplomacia da União Europeia para entregarem as propostas no dia 24, apesar da aprovação definitiva ser da responsabilidade dos líderes.
Zona Euro

França e Itália contra "alto preço da austeridade"

Os chefes dos governos socialistas de França e de Itália juntaram-se contra a rigidez das políticas de austeridade, em nome do crescimento e do emprego, a dois dias de uma cimeira europeia decisiva.
A página está a demorar muito tempo.