Quase 80 mil turistas russos encontram-se no Egito, mas não há qualquer plano de evacuação de emergência podendo os mesmos regressarem a casa quando quiserem, disse fonte oficial, citada pela agência France Presse.

“Cerca de 80 mil turistas estão no Egito. Não haverá evacuação”, afirmou a porta-voz da união da indústria de turismo da Rússia, Irina Tyurina, após uma reunião governamental.

Aviões vazios estão a ser enviados para o Egito para transportar turistas russos para o seu país, mas os mesmos poderão regressar de acordo com o seu próprio ritmo.

A Rússia suspendeu os voos para o Egito na sexta-feira, numa altura em que aumentam os receios sobre um eventual atentado contra o avião que se despenhou na semana passada.

Entretanto, o ministro dos Negócios Estrangeiro egípcio já disse hoje que não afasta possíveis cenários para a queda do avião, mas sublinhou que a investigação ainda não produziu “uma hipótese” sobre o desastre do avião da companhia russa Metrojet que causou 224 mortos a 31 de outubro.

Em conferência de imprensa, Sameh Shoukry acrescentou que ainda que as informações que têm levado os países a implementar restrições de voo para o Egito “não foram fornecidas até agora aos serviços de segurança egípcios”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR