Aquece, reconforta, serve para acompanhar longas conversas e traz bastantes benefícios para o organismo. Estamos a falar de quê? De chá. A tradição britânica manda que ele seja bebido às cinco, mas a verdade é que qualquer hora pode ser boa para desfrutar desta bebida.

Há quem não precise de mais motivos para beber chá, mas vamos dar-lhe mais alguns. Cada chávena de chá pode trazer vários benefícios para a saúde e vale a pena conhecer as propriedades destes verdadeiros remédios caseiros.

Chá de folhas de café

coffee leaf tea

Créditos: Twitter/wizemonkey

O chá feito a partir de folhas de café é muito rico em antioxidantes, mais do que aqueles que estão presentes no chá verde ou chá preto.

As folhas das plantas de café contém uma substância química tida pelo nome de “mangiferina” cujas propriedades podem ajudar a reduzir o risco de diabetes, o nível de colesterol no sangue e a proteger os neurónios no cérebro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este tipo de chá é também reconhecido pela sua capacidade de acelerar o metabolismo, evitando que a gordura se acumule.

Chá verde

green tea

Créditos: Twitter/orlandomagic2v

Quem está empenhado em perder peso vê o chá verde como um aliado. Mas os seus benefícios vão muito para além disso. Os antioxidantes presentes no chá verde podem ajudar na prevenção de várias doenças, incluindo cancerígenas.

As suas propriedades também são reconhecidas pela sua capacidade na luta contra demências, entra elas o Alzheimer. Melhora ainda os níveis de colesterol e retarda os sinais de envelhecimento.

Chá preto

balcktea twitter zeanews

Créditos: Twitter/zeenews

O chá preto é reconhecido pela sua capacidade de acelerar o metabolismo e de retardar o envelhecimento, devido aos antioxidantes, capazes de combater o progressivo envelhecimento das células.

É também um bom agente no combate à demência e pode reduzir o risco de acidentes vasculares cerebrais. É ainda um excelente estimulante, face à presença de cafeína, como tal aconselha-se alguma moderação no seu consumo.

Chá de hortelã

teablendz

Créditos: Twitter/teablendz

Se sofre de problemas no intestino, o chá de hortelã pode ser uma boa solução. Facilita a digestão e é também um bom aliado para combater os enjoos ou náuseas. O mentol, que está nos seus constituintes, pode também atuar como uma espécie de relaxante muscular, ajudando na redução da ansiedade e stress. A tosse e as dores de garganta também podem ser aliviadas com este tipo de chá.

Chá Oolong

oolongtea

Créditos: Twitter/valley

O chá Oolong é um tipo de chá que se pode situar entre o chá verde e o chá preto. A grande diferença está no seu teor de oxidação, que neste caso é menor.

Este tipo de chá também contribui para uma redução dos níveis de colesterol no sangue, no combate às doenças cardiovasculares e é bastante indicado para o tratamento de eczema e outros problemas de pele.

Chá de camomila

camomiletea

Créditos: Twitter/diabetescouk

O tão tradicional chá de camomila é reconhecido pelas suas propriedades calmantes. Pode ainda ajudar a controlar a diabetes. Crê-se  ainda que é um bom aliado no tratamento e rejuvenescimento da pele, devido às suas propriedades de limpeza e hidratação. Tem ainda uma ação anti-inflamatória e anti-alérgica.