Rádio Observador

Detox

SOS pele: Como recuperar depois das festas

Depois dos jantares de Natal, das refeições de três horas à mesa, de longas noites de festa, viagens, feriados e com uma passagem de ano pelo meio, acha que a sua pele não precisa de uma intervenção?

As máscaras são a sua boia de salvação porque vão fornecer nutrição profunda e fazer com que a pele fique com uma aparência saudável à superfície.

Joshua LOTT/AFP/Getty Images

Autor
  • Helena Magalhães

Esta temporada de festas foi um excelente bálsamo para a alma. Mas todos os cocktails, os jantares de Natal de trabalho, de amigos, de ex-colegas, de amigos de infância, o peru, o cabrito, os fritos, os salgados, os petiscos, os feriados, as viagens, as noites e a falta de boas e longas horas de sono fizeram (mesmo que ainda não se tenha apercebido) uma mossa na sua pele. E com tanta festa pela noite fora, consegue jurar que foi fiel à sua rotina de cuidados exemplar?

Se começou 2016 com a pele baça, desidratada e pálida, precisa de um SOS para a voltar a deixar em forma urgentemente. Hoje, quando chegar a casa do trabalho, tire meia hora para si. Uma boa dose de antioxidantes, vitaminas e tratamentos reparadores vão fazer com que a entrada no novo ano seja — outra coisa não se podia pedir — com o pé direito.

  1. Faça uma limpeza e uma esfoliação — Claro que pode optar por fazer um tratamento detox num salão, mas uma boa limpeza e uma esfoliação em casa já vão ajudar a diminuir os danos causados durante as últimas duas semanas.
  2. Aplique uma máscara calmante — As máscaras são a sua boia de salvação porque vão fornecer nutrição profunda e fazer com que a sua pele fique imediatamente com uma aparência saudável à superfície. Escolha uma que seja calmante, reparadora ou desintoxicante.
  3. Dê nova hidratação à sua pele — Uma boa camada dupla de hidratante vai repor a humidade que a pele perdeu. Ao seu hidratante habitual (e se não usa) pode acrescentar um sérum reparador nas próximas semanas.
  4. Experimente produtos com vitamina C — A Vitamina C fornece uma proteção potente de antioxidantes e é um dos ingredientes número 1 nos cuidados de beleza. Um shot de vitamina C vai aumentar o brilho, suavizar a textura e energizar a pele exatamente na altura em que ela mais precisa.
  5. Alivie as bolsas debaixo dos olhos — É um dos primeiros sinais de que a sua temporada de festas foi selvagem. As rodelas de pepinos e os sacos de chás são aquelas mezinhas caseiras que, nestas alturas, nos lembramos sempre para desinchar os olhos. Mas o que realmente vai desinchar é o efeito de frio na pele. Um bom produto de olhos próprio para reduzir a fadiga e as olheiras é o passo seguinte.
  6. Combata as vermelhidões — Muito álcool, mudanças de temperatura, stress e uma alimentação menos regrada podem gerar picos de vermelhidão que, muitas vezes, resulta em pele seca e manchada. Neste caso, toda a sua limpeza e hidratação tem de ser feita com produtos próprios para a sensibilidade que a sua pele está a passar. O Aloé vera e a camomila, por exemplo, são bons ingredientes curativos que deve procurar.
  7. E não se pode esquecer do acne — Toda a agenda social das últimas semanas pode levar ao aparecimento de algum acne, mesmo que a sua pele não seja propensa a isso. Se for esse o seu caso, produtos com ácido salicílico ou peróxido de benzoíla vão controlar o aparecimento destas lesões, reduzir a inflamação e matar as bactérias que causam acne.
  8. Relaxe a sua pele — Tal como o seu corpo precisa de relaxar de todo o stress pós-festas, a pele precisa do mesmo, cosmeticamente falando. É aqui que os antioxidantes entram porque vão reduzir este processo de oxidação celular. Produtos que contenham ingredientes como chá verde ou resveratrol (extrato de semente de uva) vão restaurar o equilíbrio da pele.
  9. Não queremos ser negativos, mas vai ter de fingir — Fazer este detox da pele não se consegue da noite para o dia e vai demorar algum tempo até a sua pele se voltar a equilibrar. Nos entretantos, pode “fingir” com alguns produtos de maquilhagem chave: um corretor para esconder as olheiras, um iluminador para dar vida ao rosto e um blush para criar um ar saudável.

Claro que não tem de seguir estes oito passos religiosamente (embora o 1, 2 e 3 sejam obrigatórios). O ideal será perceber o que é que a sua pele mais precisa e fazer um cocktail potente. Se não tem vermelhidões não precisa de Aloé vera mas se se apercebeu de que lhe apareceu um acne estranho, vale a pena apostar num produto com ácido salicílico.

Os ingredientes com que vai alimentar a sua pele agora são fundamentais para restaurar o equilíbrio que ela precisa depois de duas semanas a viver constantemente o filme A Ressaca.

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros de órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)