O Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou para três os distritos que vão estar na quinta-feira sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte.

Desta forma, aos distritos de Viana do Castelo e Braga, Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) juntou o do Porto, ficando os três distritos do norte de Portugal sob ‘Aviso Amarelo’ entre as 00:00 e as 09:00 de quinta-feira, devido à previsão de chuva, por vezes forte.

O ‘Aviso Amarelo’ alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e do centro do continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva em geral fraca na região norte a partir do início da manhã, tornando-se moderada no Minho a partir do final da tarde, e queda de neve acima de 1000/1200 metros na região norte, até meio da manhã.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante leste, rodando para quadrante sul a partir da manhã e tornando-se moderado a forte no litoral a norte do Cabo Mondego e nas terras altas, com rajadas até 60 quilómetros por hora, formação de gelo ou geada nas regiões do interior e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

No sul prevê-se céu pouco nublado, vento em geral fraco do quadrante leste, rodando para quadrante sul a partir da manhã, formação de geada nas regiões do interior e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.