Atualizado às 21h28

Marcelo Rebelo de Sousa aumentou a vantagem em 2,3 pontos percentuais e sobe para 54,8%, o que significa que, se as eleições presidenciais fossem hoje, ganhava à primeira volta. Os dados são da sondagem para a SIC e Expresso. Em segundo lugar está Sampaio de Nóvoa com 16,8% e em terceiro surge Maria de Belém Roseira com 16,3%.

Tanto Sampaio da Nóvoa como Maria de Belém descem na intenção de votos dos portugueses. Nóvoa desce 0,1 pontos percentuais e Belém cai 1,8 pontos percentuais. A candidata Marisa Matias é a quarta escolha dos portugueses com 4,8% e em quinto lugar está Edgar Silva com 4%. Em seguida está Paulo Morais, com 1,6%, depois está Henrique Neto com 1,1%, e Vitorino Silva, Jorge Sequeira e Cândido Ferreira registam 0,2% cada um.

Os inquiridos foram ainda colocados perante a possibilidade de haver uma segunda volta, entre Marcelo Rebelo de Sousa e Maria de Belém, e entre o candidato apoiado por PSD e CDS e Sampaio da Nóvoa. No primeiro caso, a sondagem dá a Marcelo 63,7% das intenções de voto, contra os 36,3% da ex-presidente do PS. No segundo, a intenção de voto em Marcelo estima-se em 63%, contra os 37% de intenções de voto no ex-reitor da universidade de Lisboa.

A sondagem foi obtida através de uma amostra de 1516 entrevistas telefónicas validadas, efetuadas entre os dias 7 a 13 de janeiro de 2016, e os resultados foram apurados partindo do pressuposto que os inquiridos que não sabem em quem vão votar ou que não responderam se abstêm. A margem de erro é de 2,52% e o grau de probabilidade da sondagem é de 95%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR