O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, não confirmou a presença de dez atletas chineses em dez clubes na próxima edição da II Liga, um dos pontos que constará do negócio de patrocínio da Ledman a essa divisão. O anúncio chegou pelo presidente da empresa chinesa, Martin Lee. Proença fala apenas em “possibilidade remota”.
“Este era um dos grandes desideratos da nossa direção, internacionalizar a liga portuguesa, e estamos a fazê-lo e a cumprir no fundo mais uma medida”, afirmou Proença sobre o acordo.
Segundo o presidente da Ledman, Martin Lee, a II Liga portuguesa passará a chamar-se Ledman LigaPro e os dez melhores clubes do campeonato receberão todos os anos um jogador chinês. Pedro Proença não confirmou aqueles números, optando por apontar o intercâmbio de jogadores chineses como uma “possibilidade remota”.
Com sede em Shenzhen, uma das mais prósperas cidades chinesas, situada junto a Hong Kong, a Ledman é especializada no fabrico de painéis publicitários de alta resolução, utilizados sobretudo em estádios de futebol. É ainda patrocinadora das duas principais ligas de futebol da China e tem uma participação de 25 milhões de euros na Infront Sports & Media, empresa suíça que detém os direitos de transmissão dos jogos do Mundial da modalidade.
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional abordou ainda a temática dos direitos televisivos dos clubes da I e II ligas, que “está ainda a meio caminho”. A negociação centralizada dos direitos televisivos foi um dos pontos do programa eleitoral de Pedro Proença, eleito presidente da LPFP no verão passado.
“A liga saberá no momento certo dar a resposta, naquilo que deve ser o restabelecimento das receitas”, afirmou ainda o dirigente, lembrando que “um mercado que valia 80 milhões de euros, hoje vale 200 milhões”. Proença falava à margem de uma conferência de imprensa em Pequim, onde foi anunciado que a multinacional chinesa Ledman patrocinará a II Liga a partir da próxima temporada.