O secretário de estado dos Assuntos Fiscais recusa que o Governo preconize um aumento de impostos e afirma que a carga fiscal é 700 milhões de euros mais baixa do “que o anterior governo PSD /CDS se tinha comprometido com Bruxelas”. Em entrevista esta segunda-feira à TSF, Rocha Andrade lembrou que todos sofrem com o aumento de impostos.

“Um imposto é sempre pago por alguém”, disse o governante. “Não conseguimos inventar aquele imposto que é pago por marcianos”, acrescentou quando confrontado com o aumento de combustíveis e as suas consequências para as pequenas empresas.

“Quando se aumenta um imposto, isso reflete-se na diminuição de rendimentos ou no aumento de preços”.

Em cerca de 38 minutos de entrevista, Rocha Andrade lembrou sempre que o aumento de impostos deve ser visto com as suas variantes: os rendimentos e a inflação. O jornalista lembrou-o do aumento de 47 mil milhões de euros de impostos, um valor “nunca visto” e o governante soltou a ressalva.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os números impressionam sempre muito”, mas “não faz sentido valores absolutos de impostos cobrados este ano ou há quatro anos, faz sentido compararmos com estas variantes”.

Apesar de este não ser o Orçamento pretendido, Rocha Andrade garante que o orçamento acordado com Bruxelas mantém “o essencial dos compromissos do Partido Socialista” e que é o orçamento que o Governo se compromete a executar. Fora deste plano, ficou a eliminação da sobretaxa e os cortes nos vencimentos da Administração Pública.

Ainda assim garante um crescimento de 6,6% da receita fiscal com impostos indiretos.

O secretário de Estado deixou ainda no ar a expectativa de ver em vigor, a partir de 1 de janeiro do próximo ano a descida da TSU para os trabalhadores com rendimentos mais baixos, inferiores a 600 euros mensais. Uma medida que acabou por ser abandonada nas negociações com Bruxelas.

“O PS apresentou um programa para quatro anos e o governo tem pouco mais de 70 dias. É talvez um pouco exigente querer que o governo execute todo o seu programa de quatro anos, antes de completar três meses”, disse.