O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou hoje que ainda há “muito trabalho a fazer” para um cessar-fogo na Síria, o qual estava previsto para começar hoje.

“Todos reconhecem a complexidade desta tentativa, e é certo que há ainda muito trabalho para fazer”, disse Kerry, durante uma deslocação a Londres.

O chefe da diplomacia norte-americana afirmou que as negociações entre os EUA e a Federação Russa têm sido “sérias e, até agora, construtivas, com algumas questões difíceis ainda por resolver”.

A trégua ainda não se concretizou e, por outro lado, o enviado especial da Organização das Nações Unidas reconheceu que a data proposta, de 25 de fevereiro, para o reinício das negociações de paz já não é “realisticamente” possível.

Em 12 de fevereiro, os principais atores do conflito sírio chegaram a acordo, na noite de quinta para sexta-feira, em Munique, para uma “cessação as hostilidades” na Síria, no prazo de uma semana, e um acesso intensificado dos civis à ajuda humanitária.

“Acordámos uma cessação das hostilidades em todo o país no prazo de uma semana”, disse então o secretário de Estado John Kerry, durante uma conferência de imprensa, depois de uma reunião que durou mais de cinco horas, em Munique.

Os EUA e a Federação Russa vão controlar as “modalidades” de concretização desta cessação das hostilidades, acrescentou o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov.

Esta paragem das hostilidades pretendia envolver todos os grupos beligerantes, exceto “os grupos terroristas Daesh (acrónimo árabe para designar o grupo que se intitula como Estado Islâmico) e Al-Nosra (Al-Qaida)”, especificou Kerry.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR