Marcelo Rebelo de Sousa desabafa: “Foi o cabo dos trabalhos resistir ao ambiente vivido até dezembro”.

Marcelo Rebelo de Sousa revela: “Uns queriam que fosse o porta-voz das suas razões. Outros, que aparecesse como encarnação do inimigo a derrotar”.

Marcelo Rebelo de Sousa ensina: A aposta certa foi na “moderação ao centro”.

O Presidente-eleito vai lançar um livro no dia 8 de Março com fotos de Rui Ochoa e prefaciou o livro com um texto de 10 mil carateres onde fala sobre a estratégia para a campanha eleitoral, revela o Expresso (ver edição em papel).

No texto, Marcelo Rebelo de Sousa conta que não foi fácil a gestão da candidatura quando o clima político em Portugal era crispado, como a luta entre PSD e CDS e PS pelo poder. O Presidente eleito conta no entanto que a estratégia de “moderação ao centro” foi por isso a mais acertada resistindo aos dois lados da barricada que tentavam puxá-lo para o seu lado. “Os lados conflituantes não aceitavam nem toleravam a minha orientação de candidatura” escreve Marcelo.

O texto acompanha cerca de 180 fotografias do fotógrafo oficial da campanha, Rui Ochoa, no livro com o título “Afetos”. Aliás, foi Marcelo Rebelo de Sousa que sempre disse ter feito uma “campanha dos afetos” e é essa face mais pessoal no relacionamento com as pessoas durante a campanha que será evidenciada em muitas fotografias.

Marcelo Rebelo de Sousa toma posse a 9 de março.

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