O WhatsApp vai deixar de funcionar em muitos telefones antigos. O argumento é que esses sistema operativos estão a atrasar o desenvolvimento da aplicação, o que compromete a segurança. Todos os Blackberry, bem como alguns modelos Nokia e Android, vão deixar de suportar a app até ao final do ano, anunciou a companhia.

“Apesar de estes aparelhos terem tido um papel importante na nossa história, eles não têm a capacidade que nós precisamos para desenvolver novas funcionalidades”, escreveu a empresa numa publicação onde esclareceu o objetivo desta medida, que vai afetar todos os telefones da Blackberry, incluindo o último Blackberry 10. A app vai deixar de funcionar também nos Nokia S40 e Nokia Symbian S60, bem como todos os telefones com Android 2.1, 2.2 e Windows Phone 7.1.

“Quando começámos em 2009, cerca de 70% dos smartphones eram BlackBerry e Nokia. Hoje, Google, Apple e Microsoft representam 99.5% do mercado.” O comunicado não podia ser mais claro: a companhia recomenda aos utilizadores a compra de novos telefones.

“Foi uma decisão difícil de tomar, mas a mais acertada para continuar a oferecer às pessoas novas maneiras de falar com os amigos e família, usando o WhatsApp”, escreveu a empresa. “Se usam algum destes telefones, recomendamos a atualização para um novo Android, iPhone ou Windows Phone até ao final de 2016, para continuarem a usar o WhatsApp”.