A Polícia Federal brasileira realizou a madrugada desta quinta-feira buscas na casa do ex-Presidente Luís Inácio Lula da Silva, noticia a imprensa brasileira. De acordo com a Folha de São Paulo, Lula foi levado pelas autoridades para depor, ao abrigo de um mandado de “condução coercitiva” [que é emitido quando a pessoas que está ser investigada é obrigada a depor] assinado pelo juiz federal Sérgio Moro. Lula foi ouvido pelas autoridades no aeroporto de Congonhas em São Paulo. A polícia tinha ainda em sua posse um outro mandado de busca e apreensão.

De acordo com o jornal online G1, as buscas — no âmbito da ‘Operação Lava Jato’, que começou em março de 2014 e investiga um esquema multimilionário de lavagem de dinheiro e evasão de capitais – ocorrem na casa do ex-Presidente Lula em São Bernardo do Campo, cidade da região metropolitana de São Paulo.

O ex-Presidente é alvo de um dos mandados de busca e será obrigado a prestar esclarecimentos, segundo o delegado Igor Romário de Paula. Segundo a Folha de São Paulo, houve, também, buscas na casa de Fábio Luíz Lula da Silva, filho do ex-Presidente brasileiro que é conhecido por Lulinha. No terreno estão 200 agentes da Polícia Federal e 30 auditores.

Desde final de janeiro que se noticia que o Ministério Público de São Paulo estaria a investigar se Lula da Silva ocultou a posse de um apartamento triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo, que terá sido cedido à sua família pela construtora OAS, investigada na Operação Lava Jato. A construtora OAS também terá gasto cerca de 87 mil euros para mobilar o apartamento, localizado no edifício Solaris.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Instituto Lula confirmou que Lula da Silva e a sua esposa visitaram o imóvel uma vez, ao lado do então presidente da OAS, Léo Pinheiro, atualmente preso após condenação do Operação Lava Jato. Segundo relata o G1, esta versão diverge de duas testemunhas ouvidas pelo Ministério Público que afirmaram ter visto Lula duas vezes no local.

O comunicado do instituto assegura que a operação tem como objetivo “criar um escândalo a partir de invencionices” e acusa os adversários políticos e a oposição de serem os responsáveis pela “campanha”.

Former Portuguese Prime Minister Jose Socrates (R) speaks to former Brazilian President Lula da Silva (L) during the presentation of his book "Trust in the World, About Torture in Democracy", in Lisbon on October 23, 2013. AFP PHOTO/ PATRICIA DE MELO MOREIRA (Photo credit should read PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP/Getty Images)

Negócio entre a Oi e a PT está a ser analisado pelas autoridades, foi noticiado no ano passado (Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP/Getty Images).

Já no ano passado, foi noticiado que autoridades policiais brasileiras estão a investigar o negócio entre a Oi e a PT suspeitam da existência de movimentos financeiros para pagamentos a ex-governantes e gestores brasileiros e portugueses. Os movimentos financeiros que terão facilitado as autorizações políticas necessárias para o acordo entre a Oi e a PT poderão ter partido das construtoras acionistas da empresa de telecomunicações brasileira, após estas terem recebido parte dos 1.200 milhões de euros devidos pela operadora portuguesa, noticiou o Público em novembro.

Lava Jato, o escândalo de corrupção que agora agita o Brasil (depois do Mensalão e do Petrolão) não se cruza apenas com um processo, mas sim com vários. Uma teia de relações entre empresas e pessoas que o Observador tentou, no ano passado, simplificar em 5 gráficos.