Há cinco milhões de anos, a água começou a desgastar as rochas calcárias das montanhas vietnamitas. A paciência da Natureza deu luz a uma caverna mais especial do que as outras: esta é a maior do mundo e só foi descoberta há 25 anos: a caverna Son Doong – chamada no Vietname por Hang Son Doong – foi encontrada pela primeira vez em 1991 por um homem daquela zona chamado Ho Khanh. Dezoitos anos mais tarde, em 2009, vários exploradores redescobriram os encantos desta cave, que se foi mantendo praticamente secreta. Mas há uns meses um deles mostrou-nos o que escondem as montanhas vietnamitas.

John Spies é um australiano de 59 anos que já entrou na caverna com 200 metros de altura, cinco quilómetros de comprimento e 150 metros de largura. Nas fotografias que publicou na página de Facebook mostra ao público a magnificência desta região: Hang Son Doong é tão grande que consegue ter um rio inteiro no seu interior e ser a casa de uma selva própria. Mas encontrar estas maravilhas não é fácil: “As entradas são muito pequenas e há uma névoa que sai do interior da caverna, causada pelo encontro o ar frio com o ar quente”, explica o australiano residente na Tailândia. Mas depois de descer 80 metros com cordas entra-se “numa atmosfera surreal e mágica”.

Agora é a sua vez: entre na fotogaleria e viaje pela maior caverna do mundo. Temos 18 imagens de John Spies à sua espera.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR