Não é novidade nenhuma. Frank Underwood não sente remorsos em tirar proveito dos outros quando estes estão nos seus piores momentos. Foi isto que aconteceu agora com o primeiro-ministro inglês. Depois de David Cameron ter admitido que beneficiou do fundo offshore criado pelo pai e revelado pelos Panama Papers, os produtores da série “House of Cards” aproveitaram a oportunidade de colocar o seu protagonista nas bocas do mundo.
A primeira manifestação surgiu através de uma das frases mais conhecidas da personagem interpretada por Kevin Spacey – “O caminho para o poder está carregado de hipocrisia e de baixas” -, seguido de uma hiperligação para um artigo sobre David Cameron que começou por negar ter tido proveito do fundo do pai e acabou depois por o admitir.
The road to power is paved with hypocrisy and casualties. https://t.co/ZBpgBT1eL8
— House of Cards (@HouseofCards) April 7, 2016
Mais tarde, a conta de Twitter da série respondeu a uma publicação de David Cameron do dia 2 de maio, onde se podia ler “Eu tenho uma ideia de que se tivermos feito as coisas bem – trabalhar, poupar e pagar os impostos – devias ser recompensada, não punida.”
O tweet de resposta continha um vídeo de Frank Underwood que, depois de olhar com um ar desafiador para a câmara, continuava a escrever no computador. O melhor mesmo é ver.
.@David_Cameron pic.twitter.com/BrgljZmAHu
— House of Cards (@HouseofCards) April 7, 2016
Esta não é a primeira vez que o programa comenta através de vídeo acontecimentos políticos da realidade. Quando foi anunciada a nomeação de Lula da Silva para presidente da Casa Civil do Brasil, a série usou a oportunidade para promover a sua série.
Watching today's Brazilian news coverage. pic.twitter.com/ojlEjXuVje
— House of Cards (@HouseofCards) March 16, 2016