Rafael Isea, ex-ministro das Finanças do governo de Hugo Chávez, declarou que o ex-presidente venezuelano terá financiado com sete milhões de euros a criação do Podemos, o partido político espanhol de esquerda, fundado em 2014.

Isea reforçou a veracidade de um documento em que Chavéz aprovou o averbamento de sete milhões de euros para criar em Espanha “forças políticas e movimentos sociais, que proporcionem trocas políticas mais favoráveis ao governo bolivariano”, informa o ABC. O ex-ministro venezuelano afirma que as verbas estavam endereçadas à fundação CEPS, uma organização política apartidária e de ideologia anticapitalista, cujos membros do conselho executivo contavam com os dirigentes do Podemos, entre os quais Pablo Iglesias.

Rafael Isea explicou que, a partir de 2007, Pablo Iglesias viajou bastantes vezes até à Venezuela para participar em “reuniões e programas de formação política, dirigidos por vários ministérios do Governo venezuelano”.

O Podemos foi oficialmente fundado em 2014, tendo obtido 20,68% dos votos nas eleições de dezembro de 2015.

Rafael Isea, que se considera um refugiado político, perseguido pelo governo de Nicolás Maduro, afirmou também que o financiamento não pagou impostos, já que a CEPS é considerada uma organização não-governamental.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR