O museu de Auschwitz anunciou ter encontrado um anel e um colar de ouro escondidos por um preso no fundo falso de uma caneca, encontrada no antigo campo de concentração nazi.

Mais de 70 anos depois da libertação do campo, no fim da Segunda Guerra Mundial, na Polónia ocupada, os funcionários do campo encontraram as joias numa caneca de esmalte ferrugenta, um de milhares de utensílios de cozinha agora em exibição no museu.

“Temos muitos achados, mas este é especial pela forma como as joias foram escondidas”, disse o porta-voz do museu, Pawel Sawicki.

“Não verificámos todos os milhares de utensílios de cozinha… mas conseguimos encontrar as joias porque o fundo falso se separou da caneca original”, acrescentou.

O colar estava embrulhado num pedaço de pano, juntamente com o anel de mulher.

Sawicki afirmou ser impossível chegar a identificar o dono: “Alguém que acreditou na mentira nazi, usada nas deportações para Auschwitz”.

Muitos deportados trouxeram os seus bens para Auschwitz porque os nazis prometeram realojamento e vidas novas, mas todos os bens pessoais eram retirados à chegada e antes de serem enviados para as câmaras da morte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Podemos perceber o medo da pessoa por ter escondido as suas joias. O que significa que sabiam dos roubos. Mas, ao mesmo tempo, também podemos ver a esperança de sobreviver”, disse Sawicki.

Um milhão de judeus europeus morreu entre 1940 e 1945 no campo de Auschwitz, no sul da cidade de Oswiecim.

Mais de 100 mil outras pessoas, incluindo polacos não-judeus, ciganos, prisioneiros de guerra soviéticos e membros da resistência antinazi também morreram em Auschwitz, de acordo com o museu.

No ano passado, no 70.º aniversário da libertação do campo pelas tropas soviéticas, um número recorde de 1,72 milhões de pessoas visitou Auschwitz.