Em comunicado, a Bayer assinala que a oferta se traduz em 122 dólares (109 euros) por cada ação da Monsanto, o que corresponde um prémio de entre 33 e 37% face ao preço médio atual das ações da companhia norte-americana.
O objetivo da Bayer é o de criar o maior fabricante mundial de produtos químicos e sementes para a agricultura.
Para financiar a operação, a gigante alemã pretende concretizar um aumento de capital e uma emissão de dívida, pelo que contará com o apoio do Bank of America Merrill Lynch e do Credit Suisse para a sua realização.
“Juntos podemos unir a experiência coletiva de ambas as empresas para construir um líder agrícola com capacidades de inovação excecionais para o benefício de agricultores, consumidores, colaboradores e as comunidades onde operamos”, sinalizou o administrador-delegado da Bayer, Werner Baumann, citado na nota.
O responsável mostrou-se ainda convencido de que a operação empresarial criará “valor substancial” para os acionistas de ambas as companhias.
Na quinta-feira, a Bayer e a Monsanto tinham confirmado estar em conversações para formar um dos principais grupos industriais do mundo no setor farmacêutico, químico e de produtos químicos e sementes para a agricultura.