Apesar de, historicamente, os cabelos encaracolados serem sinónimo de força de caráter, beleza, rebeldia, paixão (nas estátuas, os deuses eram sempre representados com cabelo aos caracóis e na literatura as heroínas mais carismáticas nunca tinham cabelos lisos.), a moda tem-nos relegado às sombras. E já lá vão umas décadas, em que os cabelos se querem juvenilmente lisos.
Também, pudera! Para se perceber essa fixação com a lisura capilar basta ter vivido nos anos 70 e 80, quando milhares de homens e mulheres acharam por bem expor os seus cabelos ao poder do ammonium thioglycolate. Esta substancia, aliada ao calor, quebrava a cutícula do cabelo fazendo com que este se mantivesse encaracolado (e parcialmente destruído). Na verdade, o processo de encaracolar o cabelo data do fim do século XIX. Mas já antes tinham sido inventadas várias técnicas caseiras para encaracolar o cabelo. Antes dos anos 80 dos século XX o maior excesso fora, provavelmente, o excesso de perucas encaracoladas usadas pela aristocracia no séc. XVIII.
Não obstante, a moda dos cabelos encaracolados e frisados fez um furor tal que poucos lhe resistiam, desde atores e atrizes, cantores, bandas de Heavy Metal, jogadores de futebol. A permanente acabou mesmo por se tornar um dos símbolos (e terrores) dos anos 80 que achávamos ter caído para sempre nos abismos do esquecimento. Mas não.Já em 2014 o jornal americano New York Times avançava com a notícia do regresso das permanentes. E aos poucos os designers, os personal stylists e a publicidade têm vindo a introduzir os cabelos ondulados e encaracolados como tendência de moda.
Claro que entretanto passaram 30 anos, os métodos de encaracolar o cabelo tornaram-se menos agressivos. Hoje pode comprar-se um babyliss de boa qualidade e fazer os caracóis em casa, ou optar por uma permanente digital.
Este já é o verão do regresso cabelo encaracolado para os DSquared2, os que mais retomam os look dos anos 80, quer para mulheres, quer para homem. O mesmo o faz Valentino, Betsey Johnson, Diane Von Furstenberg.
Ainda se lembra como era o mundo nos anos 80 quando todos usavam permanente? Espreite a nossa fotogaleria, em cima.