Um telégrafo de Adolf Hitler foi vendido no eBay por 13 euros, conta a ABC News. O telégrafo foi comprado pelo National Museum of Computing, que terá uma exposição sobre aparelhos usados para codificar mensagens por alturas do Terceiro Reich.

A descoberta foi feita por um voluntário do museu sediado no Reino Unido. A reliquia foi mais ou menos deixada ao abandono quando um idoso, que vivia em Essex, Inglaterra, morreu. Os vizinhos entraram em ação para ajudar a família a desfazer-se de muitas tralhas e não só, aparentemente. O telégrafo Lorenz estava no jardim.

“Fiquei surpreendido”, disse ao ABC John Whetter, um engenheiro voluntário que trabalha para o museu. “Ficámos maravilhados quando o trouxemos para o museu e limpámo-lo, concluímos que era algo raro.

O eBay já nos habituou a tudo, sejam vendas completamente ridículas como outros itens raros e dignos de levar alguém a perder a cabeça. Uma carta de Albert Einstein escrita em 1954 é um bom exemplo: foi vendida cerca de 60 anos depois por… quase três milhões de euros. Ou aquelas letras enormes que dão forma ao famoso “Hollywood”: as originais foram vendidas por cerca de 300 mil euros, em 2005. Um pedaço de Marte? Bom, também houve: 300 e tal mil euros, em 2003, por um bocado de história. Ou uma estátua da Grécia velhinha, velhinha, que tinha um preço inicial de quase meio milhão de euros, mas que nunca seria vendida. O melhor mesmo é dar um olho a esta lista da Mental Floss.