O Banco de Portugal vai lançar uma moeda de coleção dedicada ao Cante Alentejano para comemorar a classificação deste estilo a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em novembro de 2014.

A moeda de 2,5 euros vai ser colocada em circulação no próximo dia 8 de junho. A distribuição ao público será efetuada por intermédio dos bancos e das tesourarias do Banco de Portugal. A moeda “Cante Alentejano” apenas tem poder liberatório (pode ser usada em transações financeiras) em Portugal.

As características da moeda, fabricada em liga de cuproníquel, foram aprovadas em portaria que fixou um limite de emissão de 75 mil unidades com acabamento normal. Uma das faces terá três figuras masculinas que representam os cantadores alentejanos, com o escudo nacional. No reverso estarão quatro rostos de ceifeiras alentejanas que simbolizam os coros femininos ligados aos trabalhos do campo.

moedas

O Banco de Portugal vende ao público, exclusivamente nos seus balcões de tesouraria, moedas de coleção (apenas com acabamento normal). O interessado deve preencher um impresso próprio, onde se identifica e discrimina, por designação, o valor facial e a quantidade da moeda de coleção que pretende adquirir.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR