O Osteria Francescana foi o primeiro classificado nos Prémios dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo em 2016. O restaurante encontra-se em Modena, em Itália, e ficou em segundo lugar em 2015, na mesma competição.

A cozinha do restaurante está a cargo do chef Massimo Bottura, um homem creditado como “o reinventor da cozinha italiana clássica”, informa a CNN. A cozinha de Bottura é descrita como uma fusão entre a tradição italiana e irreverência e como uma cozinha que pretende “tocar” todos os sentidos.

Segundo Bottura, cada prato que cozinha no seu restaurante é “uma reconstrução de uma ideia, uma lembrança, um jogo de palavras ou um sorriso irónico”.

Está interessado em comer no Osteria Francescana? Pode provar o menu de degustação por 180 euros. Este menu inclui uma sandes de mortadela para entrada, um prato de lasanha e um “filete de bife bonito e psicadélico”. Para sobremesa poderá provar a sobremesa “Ups, caiu-me a tarte de limão”, uma variação de uma tarte tipicamente italiana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fora do menu de degustação, o Osteria Francescana oferece um risotto numa caçarola de barro, sopa de peixe e marisco, raviólis de alho porro, foie gras e trufas ou ainda leitão em vinagre balsâmico.

Mas apresse-se, a lista de espera para poder jantar no melhor restaurante do mundo é de quatro meses.

O vencedor da edição de 2015, o restaurante El Cellar de Can Roca, desceu para segundo lugar, enquanto o Eleven Madison Park, que fica em Nova Iorque, acabou em terceiro lugar. Este foi o primeiro ano em que a entrega dos prémios ocorreu em Nova Iorque, pois até agora tinha sido sempre feita em Londres, como afirma o Público.

Itália tem quatro restaurantes nos 50 melhores do mundo, Espanha tem sete, os Estados Unidos seis, França três, tal como o Peru, a Dinamarca e o Reino Unido.

O português Belcanto, de José Avillez, figura em 78º lugar na lista dos 100 melhores restaurantes.

A próxima entrega de prémios será em Melbourne, na Austrália.

Confira na fotogaleria acima a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo.