Dark Mode 170kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Astronautas regressam passados seis meses no Espaço

Os três homens, um inglês, um russo e um americano, fizeram uma viagem de sete horas da Estação Espacial Internacional até ao Cazaquistão. Uma experiência única, testemunha Tim Peake.

i

Os astronautas Tim Peake, Col Tim Kopra e Yuri Malenchenko

BILL INGALLS/NASA/HANDOUT/EPA

Os astronautas Tim Peake, Col Tim Kopra e Yuri Malenchenko

BILL INGALLS/NASA/HANDOUT/EPA

Chuva, pizza e uma cerveja fresca. Foram estes os desejos do astronauta Tim Peake, que passou os últimos seis meses na Estação Espacial Internacional, mal aterrou com dois outros tripulantes este sábado no Cazaquistão. Foram sete horas de viagem na cápsula Peake Soyuz.

Segundo o jornal The Guardian, o britânico Tim Peake e os dois colegas de tripulação aterraram num descampado do Cazaquistão pelas 10h15. À sua espera tinham uma equipa médica para uma primeira avaliação. A viagem e o impacto na terra não são fáceis.

Peake tinha os olhos fechados, parecia exausto, mas assim que os abriu disse que estava tudo bem e que tinha sido o melhor “passeio” da vida dele. Afirmou que a sua experiência no espaço, que durou 186 dias, mais precisamente, mudou-lhe a vida. “Foi fantástico do princípio ao fim”. Mas manifestou sentir-se ainda melhor por poder voltar a sentir o “cheiro da Terra” e o “ar fresco”, poder ver a família.

“Vou sentir falta da vista. Mas agora gostava de alguma chuva, estava muito calor dentro da cápsula e o fato é muito quente… Talvez coma uma pizza mais tarde. E uma cerveja fresca também”, disse aos jornalistas.

Com Peake, viajaram o astronauta da Nasa Col Tim Kopra e o cosmonauta russo Yuri Malenchenko. Antes da aterragem, o corpo tem que ser preparado. O peso é multiplicado por cinco e a respiração é muito mais difícil. Aliás, quem já passou pelo mesmo diz que a aterragem não é nada calma. É quase como um acidente de viação. Sente-se o impacto.

https://twitter.com/spicevideo/status/744120225889587201

A próxima partida para o Espaço está programada para o dia 7 de julho. A bordo da cápsula estarão o russo Anatoli Ivanichine, a norte-americana Kate Rubins e o japonês Takuya Onishi. Pode ver e ouvir testemunhos de quem já passou pelo mesmo no vídeo que se segue.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.