A instalação do artista plástico Christo em Itália, um conjunto de passarelas flutuantes, em tecido, vai ter de fechar durante a noite porque o excesso de visitantes pode comprometer a estrutura. O projeto The Floating Piers, montado no lago Iseo, foi aberto ao público no dia 18 de junho.
A estrutura, composta por mais de 200 mil cubos flutuantes cobertos de tecido laranja, foi visitada por mais de 270 mil pessoas nos primeiros cinco dias. As expectativas dos organizadores eram de 500 mil visitantes durante a totalidade dos 16 dias em que a estrutura estará aberta ao público.
Para minimizar os efeitos do desgaste, a ponte estará fechada entre a meia-noite e as 6h00 da manhã. A estrutura será desmontada no dia 3 de julho.
O fecho durante a noite da instalação contraria as primeiras informações avançadas pelo artista, que defendia que a obra de arte seria “absolutamente grátis e acessível 24 horas por dia”.
Christo released a statement from the grounds of #thefloatingpiers to let people know that this is #publicart pic.twitter.com/YTNM81Xo8c
— The Floating Piers (@floating_piers) June 3, 2016
As autoridades locais, responsáveis por manter a segurança e a limpeza do local, também têm tido dificuldades em gerir a grande quantidade de visitantes, de acordo com o governador da região de Brescia, citado pelo The Guardian.