A judoca portuguesa Telma Monteiro conquistou este sábado a medalha de bronze no Gran Prix de Budapeste, ao bater a alemã Sappoho Coban. Telma Monteiro (categoria -57) entrou na competição depois de derrotar a atleta da casa, a húngara Ibolya Siroka, por yuko, seguindo-se novo triunfo sobre a sueca Ebba Glaas (vencedora da medalha de bronze no European Cup Tampere, em 2015) por ippon, nuns escassos 40 segundos de combate.

Na semifinal, Telma Monteiro teve pela frente a japonesa Nae Udaka, atual 23.ª no ranking mundial, que se revelou mais forte que a judoca portuguesa, repetindo o resultado de 2014, quando se sagrou campeã do mundo, derrotando a atleta lusa. No combate decisivo, Telma venceu a alemã Sappoho Coban por ippon, num dia em que estiveram em ação mais dois judocas portugueses.

André Soares (categoria -66kg) venceu o combate inicial contra Pascal Laurent, da República da Maurícia, mas na ronda seguinte não conseguiu superar o polaco Maciej Zacheja, terminando a prova em nono lugar. Mariana Esteves (categoria -52kg), que em maio deste ano conquistou a medalha de prata na competição Junior European Judo Cup La Corunha, cedeu frente à judoca francesa Astride Gneto (que alcançou o bronze no African Open Casablanca). Célio Dias (categoria -90kg) encerra a participação portuguesa na prova neste domingo.