Parece uma mensagem inofensiva, mas esconde um esquema fraudulento que está a infetar vários utilizadores do Facebook. Tudo começa com uma notificação no Google Chrome, indicando que o seu perfil na rede social foi identificado num comentário por um amigo seu.

O problema é que tanto a mensagem como o conteúdo são falsos. Ao carregar na notificação, o browser irá descarregar um ficheiro onde se esconde um vírus informático. Por si só, o ficheiro é inofensivo. Contudo, ao ser executado, o programa malicioso instala-se no computador do utilizador.

Certo é que o Google Chrome não é o único browser a suportar notificações, mas está a ser apontado como o principal alvo deste esquema, de acordo com o site HackRead. Também não são claros os efeitos deste malware, mas no topo das suspeitas estará a hipótese de ser um qualquer tipo de ransomware — isto é, programas que sequestram os nossos dados, encriptando-os e pedindo-nos um pagamento para os resgatar.

Por isso, da próxima vez que uma notificação do Google Chrome descarregar um ficheiro suspeito para o seu computador, não o abra. Poderá estar a abrir uma grave brecha na segurança do seu aparelho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR