É já uma das estrelas deste Euro 2016 e nem precisou de entrar nas quatro linhas para deslumbrar uns e divertir outros tantos com as suas performances. O comentador islandês Guðmundur Benediktsson só precisou de um microfone e de ver a Islândia a marcar golos para dar voz (e que voz) ao seu entusiasmo.

Guðmundur Benediktsson tornou-se conhecido um pouco por toda a Europa depois da reação eufórica à vitória da Islândia contra a Áustria. A forma como celebrou o golo de Arnor Traustason, o segundo da equipa, e que garantiu o apuramento para os oitavos de final tornou-se viral.

https://www.youtube.com/watch?v=Smv99oVrcI8

Se a vitória face aos austríacos foi celebrada assim, com a derrota da Inglaterra, Guðmundur Benediktsson gritou (ainda) mais. O entusiasmo do relato voltou a atingir níveis impróprios para cardíacos quando Kolbeinn Sigthórsson marcou o golo, também o segundo, que deu à vitória à Islândia, por 2-1.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desta vez, os comentários de Benediktsson foram traduzidos pelo jornal Independent e para além da reação emocional, conseguimos também perceber o que disse sobre o “Brexit” da Inglaterra do Euro 2016, logo depois do apito final.

Está feito! Está feito! Não vamos para casa! Viram aquilo? Viram aquilo? Não quero acordar deste sonho incrível!

Boo, Inglaterra, como vocês gostam! A Islândia vai jogar contra a França no domingo! França–Islândia! Podem ir para casa. Podem sair da Europa. Podem ir para o diabo que vos carregue!

Inglaterra 1, Islândia 2 é o resultado final aqui em Nice. E o conto de fadas continua.”

https://www.youtube.com/watch?v=Sq-ojeb6Rz8

A Islândia foi a primeira seleção que Portugal defrontou no Euro 2016. O resultado foi um empate a uma bola.

A forma como relata só é comparável à forma incrível como a equipa da Islândia celebra com os adeptos. Para além de ser comentador desportivo do canal islandês Sjónvarp Símans, Guðmundur Benediktsson era também treinador-adjunto do clube islandês KR Reykjavik, mas foi dispensado devido aos maus resultados da equipa. O facto de ter sido despedido do seu emprego a tempo inteiro não parece ter afetado a disposição do ex-jogador de futebol que também fez parte da seleção da Islândia.

Guðmundur Benediktsson foi internacional islandês entre 1994 e 2001, ano em que jogou pela última vez pela seleção num jogo contra o Chile. O comentador é também pai de Allbert Guðmundsson que lhe seguiu as pisadas e é atualmente jogador do clube holandês PSV Eindhoven.