O presidente do Governo de gestão espanhol, Mariano Rajoy, está convencido de que o novo executivo pode ser investido na primeira semana de agosto, se houver “ao menos um mínimo de estabilidade” e os partidos atuarem “com certa lealdade”.

“Eu quero governar e peço que me deixem governar e que não haja um bloqueio”, disse esta terça-feira Mariano Rajoy, em Madrid, depois de a sua ministra do Fomento, Ana Pastor, ter sido esta terça-feito eleita presidente do Congresso dos Deputados na sessão constitutiva desta assembleia, na sequência das eleições de 26 de junho último.

O chefe do Governo garantiu que irá trabalhar para alcançar um entendimento para formar um novo Governo rapidamente, nem que seja apoiado por uma maioria relativa no parlamento.

Para Mariano Rajoy, um impasse que seja novamente solucionado com eleições, pela terceira vez, “seria uma enorme irresponsabilidade”.

O líder do PP (Partido Popular, de direita) ainda acredita ser possível que o novo Governo seja investido em 02 de agosto, para que seja votado no Congresso de Deputados a 03 de agosto e, em caso de não conseguir a maioria absoluta, haja uma segunda votação dois dias depois.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As Cortes da XII legislatura espanhola reuniram-se terça em Madrid em sessão constitutiva que elegeu Ana Pastor (PP) como presidente do Congresso dos Deputados.

A nova presidente do Congresso dos Deputados foi eleita depois de o PP (Partido Popular, de direita) e o Ciudadanos (centro) terem chegado a acordo sobre a repartição de lugares na Mesa, que faz a gestão diária da câmara mais importante do sistema legislativo espanhol, com 350 deputados.

O Ciudadanos é o único partido que, até agora, admitiu abster-se para deixar passar um Governo minoritário, depois das eleições de 26 de junho.

O PP foi o partido mais votado nessas eleições, com 137 deputados, mais 14 que nas legislativas de dezembro, mas longe dos 176 mandatos que dão a maioria absoluta no congresso espanhol.

O PSOE ficou em segundo lugar, com 85 assentos (90 em dezembro), enquanto a aliança de esquerda Unidos Podemos (uma aliança entre partidos de extrema esquerda que inclui o Podemos) ficou em terceiro e elegeu 71 deputados, com o Ciudadanos a conseguir 32 assentos.

O rei de Espanha, Filipe VI, pode a partir desta terça, sem prazo definido, iniciar a ronda de consultas com os partidos para, em seguida, fazer uma proposta de candidato a assumir a presidência do Governo.