O ministro do Interior alemão, Thomas de Maiziére, depositou neste sábado uma coroa de flores no local onde nove pessoas foram assassinadas, na sexta-feira, em Munique, por um jovem alemão-iraniano que, em seguida, se suicidou. “Vim para expressar a dor de todo o Governo e de muitos alemães”, disse Maiziére. “Também vim para mostrar o meu respeito pela polícia, que conseguiu controlar uma situação difícil que, por momentos, se pensou que tivesse a ver com um grande ataque terrorista”, acrescentou.

Interrogado se estava aliviado pelo facto de o ataque não ter uma motivação terrorista, Maiziére negou, dizendo que um pai que chora a morte de uma criança, “não se importa com o que terá sido a motivação do crime”. “Mas eu entendo a pergunta, com as coisas que se têm passado nas últimas semanas, estamos nervosos. Mas, nesta situação não é possível falar de alívio”, disse o ministro.

Questionado sobre medidas concretas, Maiziére disse que, em menos de 24 horas, e depois de um evento como este, é demasiado cedo para começar a dizer o que deve ser feito. Acrescentou, no entanto, que, embora esteja preocupado com a deterioração da moral, também está com a frequente violência que existe na linguagem infantil, bem como com “os jogos violentos da ‘internet’, que podem não ser bons para os jovens”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR